DIY Efeito Lousa – Inspire-se e aprenda como fazer!
Quem não ama personalizar itens de casa com muito estilo e personalidade? Eu sou a Lelê Gianetti, do blog It Yourself, e hoje, com muita empolgação, inicio uma série de posts aqui no ICKFD, onde darei dicas sobre DIY – Faça Você Mesmo.
Para começar com tudo, o DIY de hoje é sobre algo super cool e que chama a atenção pela versatilidade: o efeito lousa.
Na minha opinião, o principal (e melhor) fator sobre o efeito lousa é que cada uma de nós pode usar a própria criatividade a partir de uma “receitinha” básica.
O modo de fazer é único e permite que a gente dê o nosso toque especial para diversos itens de acordo com as coisas que temos em casa. Isso possibilita que possamos customizar aquilo que mais combina com a decoração de casa ou algo prático, como potes organizadores de ingredientes.
Ou seja, o efeito combina com diversos cantinhos da casa, podendo ser usado na cozinha, na sala de estar, no jardim ou onde a criatividade mandar.
O principal ingrediente deste DIY é a “tinta lousa”, responsável pela textura e pelo efeito em si. As suas aplicações são polivalentes, podendo ser usadas em superfícies refratárias como vidro, porcelana e cerâmica ou ainda em MDF, madeira, gesso, papel, papel cartão e papelão.
Lembre-se: o uso e aplicação do efeito lousa é variado e pode ser aplicado em vários itens e objetos, porém o modo de preparo das peças é semelhante.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
1. Tinta para o efeito lousa
– Para madeiras, metais e paredes, podemos optar por um esmalte sintético fosco, como por exemplo este aqui. As cores mais encontradas são o preto e o verde-escolar.
– Para as demais superfícies, sejam as refratárias como vidro, porcelana e cerâmica, ou sejam as de uso decorativo como MDF, madeira, gesso, papel, papel cartão e papelão, use uma tinta fosca de uso decorativo (como esta aqui).
2. Pincel
Escolha um pincel de tamanho compatível com o material e tamanho da estrutura a ser trabalhada.
Por exemplo: se você for pintar um vidro médio, o uso de um pincel muito grande pode dificultar o manejo.
3. Fitas adesivas
As fitas servem para delimitar a área a ser pintada no seu projeto. Isto é muito importante, pois o acabamento do trabalho fica muito mais caprichado.
MODO DE CONFECÇÃO
Antes de qualquer coisa, separe todos os materiais necessários e idealize seu projeto. Com tudo preparado e bem pensado, é só se organizar e mãos à obra!
Para materiais refratários (vidro, porcelana e cerâmica):
- Limpe bem a superfície onde a tinta será aplicada.
- Delimite a área da aplicação com a fita adesiva.
- Aguarde a secagem por 24 horas.
- Para que a tinta resista a lavagens, após a secagem, leve a peça ao forno ainda desligado e deixe-o aquecer por 30 minutos a uma temperatura de 150°C. Desligue o forno e espere esfriar completamente antes de retirar a peça.
Para outros materiais:
- Para outros tipos de superfície, aplique o produto na peça previamente preparada. Ou seja, para um bom acabamento, recomenda-se o preparo com base acrílica para artesanato, goma laca incolor ou purificada.
- Aguarde a secagem por 24 horas (apenas para efeito decorativo).
- Após a secagem completa, já é possível riscar a superfície pintada com giz de lousa.
- Para remoção do giz, utilize um pano úmido ou apagador de lousa convencional.
Para ilustrar melhor o que eu escrevi, dá só uma olhadinha na sequência abaixo:
É muito fácil, né, gente?! E o melhor é que as ideias podem dar um ar superespecial e muito charme à sua casa ou ao seu ambiente de trabalho, transformando itens simples em objetos de decoração com muita personalidade.
E, para encerrar o post, separei algumas inspirações incríveis pra vocês! Não como não se apaixonar por esse DIY! 😀
Amores, espero que vocês tenham gostado do post. Se tiverem dúvidas, deixem aqui nos comments que eu respondo o quanto antes!
Beijinhos,
Lelê Gianetti
Fontes:
www.brit.com
www.craftriver.com
www.decoist.com
cleverlysimple.com
zigposterman.com
pumpsandiron.com