A história desses muffins é longa. Era para eu fazer um cupcake com essas uvas passas, mas a textura da receita acabou de muffin, então deixei quieto e aceitei eles como eles são. Mas antes disso, o que aconteceu foi que eu comprei 200g de uvas passas para a receita e deixei em cima da mesa. O Sr. Namorado passou e disse “olha, sabia que eu adoro uva passa?”. E então, lentamente e devidamente escondido, os 200g de uva passa se tornaram 140g.
Por Ju, do Cupcakeando
INGREDIENTES
2 xícaras (chá) (280g) de UVA PASSA PRETA
1 xícara (chá) de AÇÚCAR
1 1/2 xícara (chá) de ÁGUA
2 colheres (sopa) de MANTEIGA
1 1/2 xícara (chá) de FARINHA DE TRIGO
1 colher (chá) de CANELA EM PÓ
1/4 colher (chá) de CRAVO EM PÓ
1 1/2 colher (chá) de FERMENTO
1 xícara (chá) de NOZES PICADAS
1 pitada de SAL
MODO DE PREPARO
Em uma panela, misture o açúcar, a água, a manteiga e as uvas passas. Ligue o fogo e espere começar a ferver, então diminua para o mínimo, tampe e deixe cozinhar por uns 10 minutos.
Depois, retire do fogo e espere uns 20 minutos, para voltar à temperatura ambiente ou próximo disso.
Pré-aqueça seu forno em 170˚C. Em uma tigela grande, peneire a farinha, o fermento, a canela, o cravo e o sal juntos.
Derrame os líquidos e as uvas passas sobre os ingredientes secos. Misture com uma espátula, delicadamente.
Enquanto mistura, adicione as nozes picadas e vá incorporando tudo delicadamente, tomando cuidado para não trabalhar demais a massa.
Divida a massa entre as forminhas, preenchendo 3/4 de cada uma, porque eles não crescem muito. Asse por 24 minutos, ou até que o topo de cada um esteja dourado e um palito inserido no centro de cada muffin saia limpo.
DICA: Muffins tradicionais não devem ter cobertura, mas se você quiser mesmo colocar alguma cobertura nesse bolinho que já é delicioso puro, uma ganache de chocolate ao leite ficaria bem bom.