Junte caju e gengibre num picolé e descubra a cura para dias quentes-que-irritam. Esse picolé é a refrescância em pessoa.
Agora, como adquirir uma textura perfeita no seu picolé? Bem, para isso, existem dois segredos. O primeiro é que sua base não pode ser muito aguada, ou seu picolé ficará parecendo um gelo colorido. O segundo está no açúcar (nome científico: sacarose). Muito açúcar e seu picolé ficará muito mole. Pouco açúcar e seu picolé ficara um “gelinho”. Eu prefiro fazer meus picolés com uma calda de açúcar ao invés de adicionar açúcar diretamente na base. Isso porque o aquecimento do açúcar degrada parcialmente sua molécula, transformando sacarose em partículas menores (frutose e glucose). Essas partículas menores têm um menor poder de cristalização e diminuem o ponto de congelamento do preparado. Com isso seu picolé (ou sorbet, ou sorvete) ficará mais cremoso.
A primeira vez que tentei fazer esse picolé ele ficou muito “gelinho”. Eu tinha usado caju in natura (processei a fruta) e a calda. Mesmo assim, não ficou num ponto bom. Daí troquei a fruta por suco concentrado (menos aguado) e parte da calda por açúcar invertido (um açúcar em que quase todas as moléculas estão sob a forma de glucose e frutose, e não sacarose). Voilà! Textura perfeita!
Porque afinal, picolé também é ciência!
Por Mariana Muniz
INGREDIENTES: BASE DE CAJU
2 xícaras de SUCO CONCENTRADO DE CAJU (sem diluir)
2 colheres de sopa de GENGIBRE FRESCO ralado
1/3 xícara de AÇÚCAR INVERTIDO
INGREDIENTES: CALDA DE AÇÚCAR
1/3 xícara de ÁGUA
1/3 xícara de AÇÚCAR
MODO DE PREPARO
Junte o suco de caju, o açúcar invertido e o gengibre. Reserve.
Numa panela junte o açúcar e a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar até que fique um líquido transparente. Deixe esfriar.
Junte a calda de açúcar com a mistura de caju.
Despeje em forminhas para picolé.
Se suas forminhas permitirem que você ponha o palito ou já vêm com uma base de palito plástico, coloque e leve para o freezer por 6h. Se não, leve a forminha cheia, coberta com papel alumínio ao freezer por 1-2h (o picolé deve estar levemente durinho) e aí insira o palito. Deixe congelar mais 4h.
Para desenformar o picolé, mergulhe a forminha em água fervendo por 5 segundos (não deixe a água tocar a massa!) e vá forçando levemente o palito até soltar.
Embrulhe os picolés em saquinhos e leve de volta ao freezer os que não vão ser consumidos de imediato.
DICAS:
O açúcar invertido pode ser comprado em lojas especializadas em artigos de confeitaria. A adição desse ingrediente diminui o ponto de congelamento e torna o seu picolé mais cremoso.
A quantidade de gengibre depende de cada paladar. Eu gosto de um ardidinho mas sem que o gengibre predomine- Teste e ache a sua quantidade preferida.
Você pode colocar em forminhas de gelo e adicionar numa caipirinha- ui!