Rabanadas quentinhas estão na lista dos melhores cafés da manhãs que alguém pode ter. Tudo bem que são um clássico do Natal, mas quem disse que você não pode prepará-las quando te der vontade? Você pode e deve! Nesta receita te ensino duas versões: a frita, mais conhecida de todos, e a assada, que não fica atrás em nenhum aspecto. Ambos os modos de preparo mantêm a crocância e o sabor inconfundíveis do pãozinho amanhecido mergulhado em leite com especiarias.
Food Styling: Danielle Noce
Fotografia: Paulo Cuenca
INGREDIENTES: LEITE DE ESPECIARIAS
1 litro de LEITE
1/2 lata de LEITE CONDENSADO
Uma pitada de SAL
2 colheres de sopa de EXTRATO DE BAUNILHA
3 ramas de CANELA
NOZ MOSCADA ralada na hora - a gosto
GENGIBRE fresco ralado - a gosto
Raspas de 1 LARANJA BAHIA
INGREDIENTES: EMPANAR
Quantidade necessária de OVOS
Quantidade necessária de AÇÚCAR E CANELA
PÃO AMANHECIDO
MODO DE PREPARO
Em uma panela, junte o leite, o leite condensado, os condimentos, o sal e as raspas da laranja. Leve ao fogo médio e assim que o leite ferver, retire a panela do fogo, cubra com um plástico filme em contato (para não formar película) e guarde na geladeira para usar no dia seguinte.
Corte o pão em fatias grossas de aproximadamente 2cm de espessura (fiz minhas rabanadas com pão de brioche amanhecido). Mergulhe cada fatia no leite com especiarias, mas sem encharcar o pão.
Depois, passe nos ovos batidos. Frite em óleo bem quente até que a rabanada esteja dourada.
Seque levemente com um papel absorvente para retirar o excesso de óleo e, por fim, passe a rabanada na mistura de açúcar e canela.
DICA: Se você quiser assar suas rabanadas, disponha as fatias banhadas no leite e nos ovos batidos em uma forma. Polvilhe açúcar e canela e asse em forno preaquecido a 180˚C por aproximadamente 30 minutos.
DICAS PARA A RABANADA NÃO FICAR ENCHARCADA:
Quando mais velho estiver o pão, melhor. Ele vai absorver muito mais os sabores do leite.
Nada de mergulhar o pão no leite e deixá-lo lá por muito tempo, hein? O segredo é apenas passá-lo rapidamente no leite e depois nos ovos.
O óleo deve estar quente, pois assim suas rabanadas vão fritar mais rápido.