Silpat – o tapete de silicone
Untar e enfarinhar formas é o trabalho mais chatinho quando se trata de confeitaria. É claro que em muitos casos a gente não consegue se livrar dessa tarefa (atire a primeira pedra quem nunca pediu pra mãe, irmã, amiga ou até o namorado untar uma forma de bolo assim que um deles sugeriu uma colaboração hehe), mas quando o papel manteiga pode substituir a própria manteiga e a farinha a coisa muda de figura. Digo mais: e se você pudesse economizar tanto papel quanto tempo ao usar um tapete de silicone?
O Silpat é maravilhoso para isso. Simplesmente porque dá pra colocar qualquer preparação em cima dele e a dita cuja não vai grudar de jeito nenhum. Esse tapete foi desenvolvido pelo químico francês Guy Demarle, que o batizou de Silpat ao abreviar a descrição do produto – “silicone pâtisserie“.
A principal diferença do Silpat com relação aos outros tapetes de silicone do mercado é que o produto francês é uma lâmina de silicone composta por fibras de vidro que resiste a inúmeras variações de temperatura, de -40˚C a 280˚C. Vale prestar atenção nas recomendações de uso, de acordo com a fabricante:
- Lave o silpat antes do primeiro uso.
- Posicione-o numa forma de assar com a escrita virada para cima.
- Disponha o conteúdo a ser assado ou congelado sobre o Silpat®.
- As temperaturas do Silpat vão de -40°F a 480°F ou -40°C to 280°C.
- Não é necessário untar.
- Guarde o Silpat esticado ou enrolado, para não estragar as fibras.
FÁCIL DE LIMPAR
Para higienizar o Silpat, use uma esponja macia e enxágue com bastante água. Em seguida, chacoalhe para remover o excesso e deixe secar naturalmente. Se necessário, utilize um pouco de detergente.
Dica: é normal que o Silpat fique um pouco melado depois de lavar. Se algum alimento muito colorido for utilizado, pode ser que marque um pouco o tapete.
Onde comprar: Na Barra Doce há vários modelos disponíveis, clique aqui para conferir. Outros tapetes de silicone, como o da Wilton, por exemplo, também são ótimos e fazem as vezes do Silpat ;D
As preparações mais utilizadas no Silpat são cookies, macarons, tuilles e decorações com calda de açúcar.
fotos: La Fuji Mama, Williams Sonoma