A pâte a choux, ou a massa da bomba, é uma das massas mais usadas na confeitaria francesa, com ela você faz éclair (bomba), carolinas, saint honoré, religieuse, funnel cake, entre outros. Então, que tal aprender a fazer essa massa de uma vez por todas ;D
Ingredientes
160 gramas de ÁGUA
70 gramas de MANTEIGA SEM SAL
1 colher de chá de SAL (3 gramas)
2 colheres de chá de AÇÚCAR (6 gramas)
1 e ½ colher de LEITE EM PÓ (15 gramas)
90 gramas de FARINHA DE TRIGO
3 OVOS (160 gramas)
Modo de Preparo
Em uma panela leve para ferver a água junto com a manteiga, o sal e o açúcar.
Assim que ferver junte o leite em pó, misture e deixe ferver novamente.
Retire do fogo e acrescente a farinha mexendo sem parar até que tudo se misture.
Volte a panela para o fogo e cozinha a massa até que ela vire uma bola compacta e brilhante, aproximadamente 3 minutos em fogo alto.
Coloque a massa na batedeira e bata por aproximadamente 2 minutos para dissipar o calor.
Comece a acrescentar os ovos um a um, assim que o primeiro se misturar completamente na massa, coloque o próximo.
A massa estará pronta quando estiver completamente homogênea, então coloque em um saco de confeitar com o bico de sua preferência (isso também vai depender da preparação que você está fazendo) e faça as bolinhas ou linhas de aproximadamente 10cm com a massa.
Para assar, cada receita é uma também, no caso da éclair leve para assar por 10 minutos a 180°C, depois abaixe para 170°C e asse por mais 15 a 20 minutos (até ficarem douradas).
Retire do forno, faça os furinhos embaixo para rechear e também para deixar sair o excesso de umidade. Leve para o forno por mais 5 minutos a 100°C para secar por dentro.
Deixe esfriar antes de rechear.
DICAS:
Tome cuidado para deixar um bom espaço entre uma bolinha e outra, pois essa massa cresce bastante.
Quanto menor for o doce que você está fazendo, mais leite ou mais ovos a sua massa vai precisar para ficar na consistência certa. Essa é uma boa receita principalmente para éclairs, para carolinas eu acrescentaria um pouco de leite integral morno.
A consistência ideal dessa massa é quando ela cai do fouet em formato de V e fica levemente transparente nas bordas desse V.
Caso fique uma pontinha pra cima depois de fazer as bolinhas, você pode abaixá-las molhando o seu dedo em um pouco de água morna.
DURAÇÃO: Congelada e assada até 1 mês; recheada e conservada na geladeira 1 dia.