Não tem nada melhor do que comida de mãe. Ainda mais se a sua mãe é uma doceira e cozinheira mineira de mão cheia como a minha ;D Mas ainda posso deixar essa frase melhor: não tem nada melhor do que os bolos da mamãe. Essa é a receita autêntica, sem tirar nem por um só ovo, do bolo de cenoura da minha mãe. Juro que quando o estava fazendo até pareceu que eu estava na cozinha de minha infância ajudando a minha mãe a fazer! Esse bolo é uma delícia!
FOTO: Paulo Cuenca – Instagram @paulocuenca
INGREDIENTES: MASSA
2 CENOURAS grandes - Aproximadamente 220 gramas depois de limpas
200 gramas de ÓLEO DE CANOLA
4 OVOS
400 gramas de AÇÚCAR REFINADO
240 gramas de FARINHA DE TRIGO
8 gramas de FERMENTO EM PÓ
1 colher de café de SAL
INGREDIENTES: GANACHE
170 gramas de CHOCOLATE MEIO-AMARGO 56%
1 colher de chá de GLUCOSE ou MEL
100 gramas de MANTEIGA SEM SAL
MODO DE PREPARO: MASSA
Unte uma forma redonda, enfarinhe e retire o excesso de farinha.
Pré-aqueça o forno a 220°C.
Bata no liquidificador as cenouras, previamente cortadas em rodelas, o óleo, os ovos, a pitada de sal e o açúcar. Bata até que tudo esteja bem homogêneo e sem pedaços.
Coloque a mistura em um bowl e peneire a farinha de trigo e o fermento por cima. Acrescente a colher de chá de sal e misture com uma espátula de baixo para cima.
Despeje a massa na forma e leve ao forno.
Depois de 5 minutos, abaixe a temperatura do forno para 200°C e asse por mais 30 minutos. Virando a forma depois de 20 minutos.
MODO DE PREPARO: GANACHE
Quando o bolo estiver pronto, pique o chocolate, corte a manteiga em cubinhos e coloque-os em um bowl junto com a glucose.
Derreta tudo em banho-maria, misturando lentamente com uma espátula.