Dominique Ansel Bakery – NY
Tudo isso aconteceu na tentativa de experimentar um Cronut. Já aviso: não rolou =[. de qualquer forma, a Bakery do Dominique Ansel oferece muito mais do que simplesmente “Cronut?” – aff, o que é isso?? É Neologismo. Vem da soma de outras duas palavras: croissant + donut. Isso mesmo. A invenção, que a cada mês ganha um sabor diferente, tem sido a queridinha da mídia aqui em NY – a Mari Mori fez um post sobre Cronut há algum tempo. Desde quando ganhou vida no buzuzu da internet, a fila (de mais de uma hora para alguns) dobra o quarteirão na Spring St, no SOHO e muitas vezes acaba em frustração.
Se alguém se interessar, aconselho chegar antes das 7:00am pois a produção de 200 unidades diária acaba antes das 9:00am para os que pacientemente esperaram por…Faça chuva ou faça sol.
Eu esperei, mas não levei. Cheguei tarde…moro afastada de Manhattan e não consegui chegar muito cedo. De qualquer forma, a viagem não é perdida, muito pelo contrário. A Bakery oferece outras delicias fantasticamente confeccionadas para deleite dos que suspiram diante de uma pastry bem feita!
E mesmo que você não tenha a intenção de consumir o tal do Cronut, se aparecer por lá antes das 9:00 da manhã, infelizmente, terá que entrar na fila e esperar pelo atendimento também. Por isso, não venha com pressa ou venha um pouco mais tarde.
A Bakery é bem dinâmica. Estreita mas funcional. Com um jardim aos fundos, vale a pena comprar seu café e degustar as gostosuras sentado em uma mesa, embaixo das árvores. Não tive nenhum problema em encontrar um cantinho por lá.
Bem próximo à saída para o jardim, a cozinha apertadinha, serve de vitrine para os que esperam na fila. Os aprendizes e funcionários de Dominique deliciam seus olhos com as muitas belezuras que preparam. Enquanto estive por lá, observei a precisão com que um dos funcionários derramava o glaze de chocolate por cima de uma torta. Lindo, exato e perfeito. E foi especial encontrar o próprio Dominique Ansel atrás do balcão coordenando sua equipe. Acho esse contato muito bacana. Vê-lo participar de forma tão presente e acessível no próprio negócio, apesar do status quo de celebridade, me faz gostar e respeitar ainda mais o trabalho dele.
Dominique Ansel é um dos melhores Pastry Chefs dos Estados Unidos da atualidade. Nascido na França, como é tradicional por lá, aos 16 já trabalhava fazendo doces. Trabalhou como chefe da Legendária Fauchon e aqui, antes de ter seu próprio negócio, foi o Executive Pastry Chef do Daniel Boulud durante os anos em que o seu restaurante “Daniel” ganhou, pela primeira vez, 3 estrelas Michelin (premio máximo da gastronomia). Por isso e por muito mais, ter a oportunidade de vê-lo enquanto conhecendo os sabores e texturas do seu trabalho é algo muito especial, que deve ser valorizado.
As opções de pastries eram muitas e eu fiquei na maior dúvida…rs….mas a fila anda rápido e não há muito tempo para ficar pensando. Pedi um cafe latte ( café expresso com leite ) e um Paris-NY Breast que estava SENSACIONAL. Feita com a mesma massa da bomba e dos profiteroles, o recheio é de chocolate e a cobertura, de manteiga de amendoim com caramelo. O paraíso na terra…
Para a hora do almoço, eles oferecem saladinhas, sanduíches e sopas. Um menu bem limitado, mas pelo visto cheio de sabor. Achei bacana também a mudança de menu com a chegada das estações do ano. Isso quer dizer que sempre há novidades à vista.
Se você quiser saber mais, o website é www.dominiqueansel.com.
A Bakery está aberta todos os dias da semana, das 8:00am às 7:00pm (aos domingos, a partir das 9:00 am)
É um lugar excelente para um delicioso café da manhã, antes de sair explorando as ruas do SOHO.
Prometo que quando conseguir experimentar o tal do Cronut, eu falo como foi!! Rs
Se você quiser ver mais um pouquinho, clique aqui, e assista ao vídeo.