No mundo da confeitaria para quem tem intolerância alimentar, bolo é umas das coisas mais fáceis de adaptar. Existem bolos naturalmente sem glúten, como os de chocolate sem farinha. E existem os naturalmente sem derivados de leite, como o de cenoura (se você omitir a calda de chocolate, claro- nesse caso, polvilhe açúcar e canela que tudo fica bem). Se você tem intolerância aos dois, com um pouco de conhecimento técnico e prática é possível chegar a resultados incríveis.
O bolo de hoje é uma interpretação “intolerante” do famoso Lumperjack Cake do restaurante Frances em São Francisco. O restaurante é uma graça, a comida divina, mas o que mais impressiona os visitantes é o tal bolo. A receita original leva manteiga, farinha de trigo e açúcar normal. Mas as substituições feitas aqui não deixam nada a desejar. O resultado é um bolo complexo, super úmido e com forte sabor caramelado. Yummy!
Por Mariana Muniz
INGREDIENTES: BOLO DE MAÇÃ, COCO E TÂMARAS
1 xícara de ÁGUA
1 xícara de TÂMARAS SEM CAROÇO picadas
1 colher de chá de BICARBONATO DE SÓDIO
1 xícara de FARINHA SEM GLÚTEN*
¼ xícara de FARINHA DE CASTANHA DE CAJU
¾ colher de chá de FERMENTO EM PÓ
1 pitada de SAL
½ xícara de ÓLEO DE COCO
1 OVO
1 xícara de AÇÚCAR DE COCO (eu uso o da marca Monama, mas pode substituir por açúcar normal)
1 colher de chá de EXTRATO DE BAUNILHA**
½ xícara de COCO RALADO
2 MAÇÃS sem casca picadas
1 colher de sopa de RUM (opcional)
*Existem várias marcas disponíveis como Amina, Beladri – ou clique aqui para aprender a fazer sua própria mistura.
**Clique aqui para aprender a fazer extrato de baunilha caseiro.
Modo de Preparo
Pré aqueça o forno a 170°C.
Leve ao fogo a tâmara com a água. Após ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos. Junte o bicarbonato e retire do fogo (a mistura vai espumar). Mexa por 1 minuto e reserve até que esteja a temperatura ambiente.
Numa batedeira (velocidade média) bata o óleo de coco e o açúcar por 1 minuto. Acrescente o ovo e bata mais 1 minuto.
Acrescente a baunilha e o rum e bata até incorporar. Adicione a mistura de tâmaras e em seguida o coco ralado. Por fim adicione as farinhas, o fermento e o sal e bata rapidamente até incorporar.
Adicione as maçãs picadas com uma colher de pau ou espátula.
Despeje a massa em uma forma de 18 cm de diâmetro untada com óleo de coco e leve ao forno por cerca de uma hora ou até que ao espetar o centro do bolo com palito ele saia seco (pode sair um pouco de farelo de bolo, mas não massa líquida). Desenforme após 30 minutos.