O Natal em casa só começa quando o cheiro de rabanada invade cada um dos cômodos da casa. Eu sou viciada em rabanada, qualquer pãozinho que sobra pela casa e minha chance de fazer um pouquinho da receita. E todo café da manhã de Natal ela também não pode faltar à mesa. Eu acho que rabanada foi uma das primeiras sobremesas que fiz na vida, e lembro até hoje, foi com a minha tia Janete (irmã do meu pai) comigo ao pé do fogão e com medo de eu me queimar com o óleo quente e minha mãe brigar com ela. Ao longo dos anos, fui aprimorando a minha receita e é essa que eu faço há pelo menos 3 anos. Espero que gostem e façam para a família também.
Food Styling: Danielle Noce
Fotografia: Paulo Cuenca
Ingredientes
2 liros de LEITE INTEGRAL
1 lata de LEITE CONDENSADO
1 pitada de SAL
1 FAVA DE BAUNILHA
1 colher de chá de NOZ-MOSCADA ralada
Raspas de 2 LARANJAS
2 dedos de GENGIBRE FRESCO ralado
1 CANELA EM PAU
60 ml de LICOR DISARONNO
2 BRIOCHES NANTERRE
6 OVOS
1 litro e meio de ÓLEO
2 xícaras de AÇÚCAR CRISTAL
2 colheres de sobremesa de CANELA EM PÓ
1 colher de chá de NOZ-MOSCADA ralada
Modo de Preparo
Junte os 8 primeiros ingredientes em uma panela e leve para ferver.
Ao ferver, coe e leve para a geladeira coberto com plástico filme.
Quando gelar, acrescente o Disaronno ou o licor de sua preferência e misture.
Corte as fatias de brioche com aproximadamente 2 dedos de espessura. Aqui você pode usar o pão amanhecido de sua preferência, mas tem que estar amanhecido.
Bata os ovos em outra tigela e reserve.
Aqueça o óleo. Quando ele começar a ficar quente, jogue um pedacinho de pão dentro dele, quando o pão começar a fritar, você pode começar a passar o brioche no leite.
Passe o brioche no leite rapidamente dos dois lados, depois nos ovos e frite dos dois lados.
DICA: Para mim uma rabanada perfeita é aquele que não é ensopada no leite e nem largada esperando para ser frita, enquanto amolece com o banho de leite. Uma rabanada perfeita precisa passar no leite, em seguida no ovo e imediatamente colocada no óleo quente. Então esse processo precisa ser feito ao poucos, ou seja, só passe o próximo pão no leite, quando já tiver tirado os que estavam fritando, e assim por diante.