Alice's Tea Cup – NY
Quando me mudei para NY em 2008, conheci uma neozeolandesa que morava com o noivo koreano no mesmo prédio que eu. Fomos introduzidas uma à outra porque ela falava português – é, estar em NY é assim mesmo, globalização no sentido literal da palavra – por fim, Korinne acabou por se tornar minha melhor amiga de todas as horas e para qualquer conversa e necessidade.
Naquele mesmo ano, celebramos o aniversário dela juntas, no Alice’s Tea Cup, uma casa de chás localizada na rua 64th com a Lexington Avenue.
Essa história veio a minha memória, porque esta semana eu fui novamente ao Alice’s com a Paty, uma outra amiga querida, e a sensação foi exatamente a mesma: foi como entrar na Toca do Coelho e sentar para tomar o chá com o Chapeleiro Maluco. Passada a porta de entrada, o lugar é colorido e mágico, com cenas de Alice no País das Maravilhas retratadas nas paredes verde água, em quadros, esculturas, desenhos e pinturas. O ambiente instiga seus sentidos, te transportando para um mundo encantado, sem geografia. À mesa, você não encontrará um único pires que faça par com a xícara.
Todos são diferentes, assim como os talheres e bules. O lugar vive cheio. E não se engane, pois apesar da ambientação teatral e infantil, a completa lista de chás e os scones com sabores próprios da temporada atraem um público eclético, que abarca desde mães e filhas em idade pré-escolar, jovens descolados em busca de comfort food, homens de negócios fazendo reuniões, até idosos que se encontram com os amigos para um chá regado à muitas lembranças.
Não foi preciso esperar por uma mesa, fomos rapidamente atendidas. O menu de chás é extenso, bem explicado e dividido por variedades: branco, verde, preto, orgânicos, descafeinados, dentre outros. As mais de 100 opções são criadas pelas diversas combinações dos mesmos com frutas, especiarias, ervas e flores. Nós escolhemos dividir um bule de summer peach – ginger peach, chá preto com pêssego e gengibre. Para acompanhar o chá, claro que escolhemos scones de presunto e queijo. Para quem não conhece, scone é um tipo de quick bread, ou seja, um pãozinho que não necessita de horas para crescer, pois o agente utilizado é um fermento químico, o bicarbonato de sódio, tornando o tempo de preparo parecido ao de um bolo.
É tradicional na Inglaterra e geralmente leva frutas secas e nozes na composição, mas pode ser feito também com embutidos, queijos e até mesmo espinafre. A massa se esfarela facilmente e leva bastante manteiga na sua composição (olha minha nutricionista interna acendendo a luz vermelha…rs). O sabor era exatamente igual aos tantos outros que eu comprei nas muitas vezes em que passei na frente do Alice’s Tea Cup e queria um lanchinho bem no estilo grab and go, pedir, pegar e sair andando. A única coisa é que quando o scone chegou à minha mesa, estava frio…eu queria que ele estivesse quentinho, como se tivesse saído do forno há não muito tempo atrás…acreditem em mim, isso faz muita diferença…
Se você gosta muito de um tradicional chá inglês das 5 da tarde, a minha sugestão é que você venha com fome, acompanhada, e peça o “the mad hatter” – uma torre com três diferentes andares, em que você escolhe dois sabores de scones, dois sanduíches, cookies, uma sobremesa do cardápio e ah!, claro, um bule de chá.
É muito comum encontrar sabores de scones exclusivos da estação. Agora entramos no outono, e assim como em outros restaurantes, cranberries, maçã, canela, abóbora, castanha portuguesa, pêssego e caramelo são os sabores que estão em alta. Dentre os sanduíches, o de salada de ovos cozidos no chá com agrião e maionese servido no pão de 7 grãos é um dos meus prediletos. Ah! e dos doces e sobremesas, eu recomendo o “Jean’s not-yet-but-soon-to-be-famous” mocha chocolate chip cake, é um bolo de baunilha com chips de chocolate, coberto e recheado com frosting de café e chocolate, muito, muito, muito yummy!!!
Alice’s Tea Cup vale a visita para todos que amam Alice no País das Maravilhas e a mágica contida na história. Os sabores que você encontrará por lá ilustram os que Alice nem bem pôde experimentar quando se sentou à mesa com o Chapeleiro Maluco.
Para quem quiser saber mais, dá uma espiadinha no website e faça como Alice: se jogue na Toca do Coelho!!
Vá lá: www.alicesteacup.com
Dicas importantes: Se você decidir ir durante a semana, no horário das 3:00 as 5:00 da tarde ou para comer um Brunch aos domingos, eu recomendo que você faça uma reserva, pois estes horários são muito concorridos e NÃO ficar esperando para sentar também faz parte de uma experiência inesquecível.
Outra coisa, as porções são razoavelmente grandes, vale muito a pena dividir os pratos entre amigos.
Se resolver provar o scone doce, leve um salgado pra casa para comer depois. Você não irá se arrepender!!
E finalmente, se vier acompanhado de crianças pequenas, eles vendem asas de borboletas e glitter para enfeitar as pequenas e transportá-las para dentro da história.
São 3 diferentes endereços. Tome nota:
Alice’s Tea Cup Chapter I: 102 west 73rd street, NYC, 10023
Alice’s Tea Cup Chapter II: 156 east 64th street, NYC, 10021
Alice’s Tea Cup Chapter III: 220 east 81st street, NYC, 10028