Confesso que aqui em casa eu e meu marido temos algumas rixas. Eu sou carioca, ele é paulista. Eu gosto de praia, ele de montanha. Eu sou uma fervorosa defensora da culinária francesa, ele da italiana. Mas, devo admitir que apesar de não trocar meu Pierre Hermé e todos meus ídolos bleu-blanc-rouge por nada nesse mundo, tem coisa que os italianos fazem como ninguém. Tiramisú é uma delas.
A combinação de café, marsala e aquela untuosidade suprema que é o mascarpone é algo do outro mundo. Claro, não é possível recriar esse veludo que é o mascaspone, mas é totalmente possível fazer um tiramisú bacanudo sem laticínios.
Por Mariana Muniz
INGREDIENTES: TIRAMISÚ
3 GEMAS
2 CLARAS
6 colheres de sopa de AÇÚCAR
3 colheres de sopa de VINHO MARSALA (ou RUM)
2 colheres de chá de EXTRATO DE BAUNILHA*
1 xícara de CREME DE COCO
120g de CREAM CHEESE de soja Tofutti
200 ml de CAFÉ forte adoçado
18-20 BISCOITOS CHAMPANHE (marcas Schar, Beladri, ou faça a receita abaixo)
¼ xícara de CACAU EM PÓ para polvilhar
Raspas de CHOCOLATE sem glúten/sem leite para decorar
Bata as claras em neve com metade do açúcar até obter um merengue liso e firme. Reserve.
Em outra tigela, bata o cream cheese com o creme de coco gelado até obter um creme homogêneo e levemente espesso. Reserve.
Batas as gemas com o açúcar restante na em velocidade média-alta por 10 minutos, até que fique um creme esbranquiçado e espesso. Diminua a velocidade para média e acrescente o Marsala (ou o Rum) e a baunilha.
Acrescente o creme de cream cheese e bata até que fique homogêneo. Diminua a velocidade para a mais lenta possível e incorpore as claras em neve. Reserve na geladeira enquanto prepara a montagem.
MODO DE PREPARO: BISCOITO CHAMPAGNE
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Bata as gemas com a baunilha em velocidade media alta por cerca de 10 minutos até que fique um creme esbranquiçado e espesso. Reserve.
Em uma outra tigela bata as claras com o açúcar até que vire um merengue bem firme e brilhante (certifique-se de que sua tigela está completamente livre de qualquer resíduo de gordura, ou sua clara não irá atingir o pico firme!).
Com uma espátula, mexa o merengue para que ele fique bem liso. Adicione o creme de gemas ao merengue e gentilmente incorpore os dois (no final pode ser que você ainda veja umas faixas amareladas do creme de gemas).
Acrescente a farinha peneirada e mexa gentilmente até que incorpore (aqui é importante que não fique grumos de farinha). Transfira a massa para um saco de confeitar com um bico redondo de 1 cm. Faça carreiras de 10 cm apoximadamente. Polvilhe com açúcar confeiteiro. Aguarde 3 minutos e polvilhe novamente. Leve ao forno por 10-15 minutos, até começarem a ficar dourados.
Retire do fogo e deixe esfriar.
MONTAGEM
Molhe os biscoitos no café adoçado. Monte em copinhos individuais ou refratário grande camadas sucessivas de: biscoito – creme gemas e cream cheese – cacau em pó, de modo que termine com uma camada de creme de gemas.
Leve à gEladeira por no mínimo 4h. Imediatamente antes de servir, polvilhe cacau em pó e decore com raspas de chocolate.
DICAS: para obter o creme de coco leve o leite de coco à geladeira por no mínimo 8h. Um creme espesso ficará em cima e a água embaixo – raspe o creme. Notei que as marcas convencionais não estão mais separando- lembra quando comprávamos leite de coco e ele vinha separado e tínhamos que agitar o frasquinho? Isso não acontece mais. Deve ter um monte de emulsificante… As marcas gringas, no entanto, são perfeitas para isso. Talvez alguns leites de coco mais artesanais… Caso não ache, pode substituir por leite de coco- nesse caso use 1/3 xic de leite de coco e aumente o cream cheese para 180g.