Massa de torta doce (pâte sucrée) é outro clássico da confeitaria. E vamos combinar: quem não fica feliz ao ver – e degustar – uma tortinha com morangos brilhantes, um creme aveludado e uma massinha crocante? A receita para essa massa eu vi há algum tempo no NY Times e eu fiquei super empolgada quando finalmente a aveia sem glúten desembarcou por aqui e eu finalmente pude testá-la. O resultado é uma massinha bem delicada, com uma textura bem leve e crocante na medida certa. Perfeita para essa tortinha!
Por Mariana Muniz
INGREDIENTES: MASSA DOCE
160g MARGARINA SEM LEITE, temperatura ambiente
160g FARINHA DE MILHO (fubá, o mais fino que achar)
150g FARINHA DE AVEIA SEM GLÚTEN (para fazer a farinha é só processar a aveia sem glúten até obter uma farinha fina)
Bata a margarina numa batedeira, de preferência com o batedor raquete, na velocidade baixa, por 1 minuto (até ficar cremosa- não bata demais ou a massa vai “tufar”demais no forno).
Adicione o açúcar e bata até que fique homogêneo. Incorpore a farinha de amêndoa e o extrato de baunilha- sempre na velocidade baixa. Adicione o ovo e bata até incorporar.
Por fim, peneire por cima as farinhas de milho e de aveia e a goma xantana. Bata até incorcoprar e formar uma massa. Embrulhe num papel firme e leve à geladeira por 1 hora- será mais fácil trabalhar com a massa mais firme.
Pré-aqueça o forno a 185 graus.
Retire da geladeira e forre forminhas individuais de fundo removível. Fure a massa com um garfo e leve ao freezer/congelador por 20 minutos.
Leve ao forno por cerca de 25 minutos- até que fiquem bem coradas.
Retire do forno e deixe esfriar completamente para poder rechear.
Recheie com creme de confeiteiro gelado e cubra com os morangos.
Pincele a mistura de geleia e calda simples, para dar brilho aos morangos. Se quiser, coloque pedacinhos de marshmellow e queime com maçarico para dar um efeito brulée ou pedacinhos de suspiro, para dar uma textura crocante.
Consuma no mesmo dia.
DICAS:
A aveia sem glúten desembarcou no Brasil há uns meses e é comercializada por duas empresas: Bob’s Red Mill e Monama.
Como a margarina sem leite geralmente tem um conteúdo maior de água é necessário deixar a massa ficar bem dourada antes de tirar do forno, ou logo ela ficará mole.