Pão de mel é o tipo de doce que precisa ter nome e sobrenome, pois a variedade é enorme! Tem daqueles mais densos e secos sem chocolate na massa (tipo Gingerbread), tem os mega fofos e chocolatudos, tem os suaves, tem os muito “apimentados”, tem os simples, tem os recheados, tem redondo, quadrado, grande, pequeno… A vantagem de fazer pão de mel em casa é que você ajusta a receita para o seu paladar. Eu chamaria esse pão de mel de “equilibrado”: é fofo (mas não chega a ser um bolo), tem especiarias na medida (mas sempre é possível colocar mais ou menos) e pode ser mais ou menos úmido (dependendo se você quiser utilizar a calda de açúcar). E é sem glúten e sem leite, claro!
Por Mariana Muniz
INGREDIENTES
80g MARGARINA SEM LEITE
70g AÇÚCAR MASCAVO
115g MEL
2 OVOS
¾ xic LEITE DE COCO LIGHT + ¼ xic ÁGUA
1 col chá EXTRATO DE BAUNILHA*
200g FARINHA SEM GLÚTEN (eu uso Aminna)
60g FARINHA DE AMÊNDOA
35g CACAU EM PÓ
½ col sopa FERMENTO QUÍMICO EM PÓ
1 col chá BICARBONATO
2-3 col chá MISTURA PARA PÃO DE MEL**
400g CHOCOLATE SEM GLÚTEN E SEM LEITE TEMPERADO para cobrir os pães de mel
**Eu uso uma da Bombay, já pronta- a quantidade depende se você gosta de um pão de mel mais suave ou com mais especiarias. As especiarias desta mistura são: canela, cravo, noz moscada e erva doce. Mas você pode costumizar como quiser
Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a 170 graus.
Forre o fundo de uma assadeira quadrada ou retangular com papel manteiga.
Bata a margarina numa batedeira na velocidade média até ficar cremosa (1-2 minutos). Acrescente o açúcar e o mel e bata até ficar um creme fofo (cerca de 3-4 minutos).
Adicione os ovos, um por vez, batendo bem até incorporar. Intercale os secos com a mistura de leite de coco, aos poucos, começando e terminando com os secos, até que a massa fique bem homogênea.
Despeje a massa na assadeira preparada.
Asse por cerca de 45 minutos, até que o teste do palito saia seco.
Desenforme morno e cubra com filme plástico. Leve à geladeira por 4-6 horas.
Retire da geladeira e com uma faca retire a casquinha superior do bolo. Corte em quadradinhos e cubra com chocolate temperado. Deixe secar sobre folha de acetato ou papel manteiga.
DICAS:
Eu gosto do meu pão de mel bem molhadinho. Então quando o bolo sai do forno eu rego com 4 colheres de sopa de calda simples . O problema de fazer isso é que quando você cobre com o chocolate temperado ele pode ficar com umas estrias mais claras (o tal sugar bloom, por causa do excesso de umidade e açúcar)- eu não me importo, pois isso é apenas um “defeito”estético. Mas você pode omitir essa calda ou então usar a calda e fazer duas coberturas com chocolate.
Fica bem fofo se você cortar bem pequeno, para servir com cafezinho- nesse caso dá uns 100 pães de mel.