Desde o lançamento da Paçoquita Cremosa aqui no Brasil, manteiga de amendoim voltou a ser uma febre. Ainda bem! Eu amo e esse é um ingrediente super versátil na cozinha sem glúten e sem leite. Dá para fazer bolos, biscoitos, coberturas… Essa tortinha é demais de boa!
Se você não conseguir achar alguma industrializada bacana, pode ainda fazer a receita que a Dani ensina no canal!
Por Mariana Muniz[:en]Desde o lançamento da Paçoquita Cremosa aqui no Brasil, manteiga de amendoim voltou a ser uma febre. Ainda bem! Eu amo e esse é um ingrediente super versátil na cozinha sem glúten e sem leite. Dá para fazer bolos, biscoitos, coberturas… Essa tortinha é demais de boa!
Se você não conseguir achar alguma industrializada bacana, pode ainda fazer a receita que a Dani ensina no canal!
Por Mariana Muniz
INGREDIENTES: MASSA
250g BISCOITO DOCE SEM GLÚTEN E SEM LEITE da sua preferência (pode ser a receita do Snickerdoodle sem canela ou de marcas já prontas)
2 col sopa ÓLEO DE COCO DERRETIDO
INGREDIENTES: RECHEIO
2 OVOS
2 GEMAS
3 xic LEITE DE LEITE DE COCO
3 col sopa AMIDO DE MILHO
2 col chá EXTRATO BAUNILHA
400g MANTEIGA DE AMENDOIM
100g AÇÚCAR MASCAVO CLARO
MODO DE PREPARO: MASSA
Pré aqueça o forno a 180 graus.
Triture o biscoito, adicione o óleo de côco derretido e pressione nas forminhas. Leve para assar por 10 minutos, até começar a corar. Retire do fogo e deixe esfriar.
MODO DE PREPARO: RECHEIO
Numa tigela bata com um fouet os ovos e as gemas. Reserve.
Numa panela dissolva o amido em 1 xícara de leite de coco. Adicione o restante do leite de coco, o açúcar e a manteiga de amendoim e leve ao fogo baixo até engrossar (a mistura deve atingir o ponto de fervura para cozinhar o amido). Despeje cuidadosamente esse creme sobre os ovos batidos e leve tudo novamente ao fogo, em banho maria até que engrosse bem- como um mingau bem grosso.
Retire do fogo e espalhe numa assadeira. Deixe chegar na temperatura ambiente. Bata o creme por 2 minutos na batedeira, despeje sobre a massinha assada e leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.
DICA: eu gosto de colocar banana picada por cima dessa torta. Mas você pode servi-la pura, ou colocar chocolate derretido, ou o que a sua imaginação mandar!