Mini sobremesas ou o Café Gourmand!
Toda vez que eu vou a um restaurante é o mesmo drama: eu sou a pessoa mais indecisa do mundo para escolher uma sobremesa! É sempre uma grande crise existencial… quase uma esquizofrenia alimentar. E eu herdei um péssimo hábito da minha mãe: nunca estou satisfeita com o que escolhi e sempre quero a sobremesa da pessoa que está na minha frente! Dentro da minha cabeça é mais ou menos assim:
“Eu quero um sorvete. E um chocolate. E qualquer coisa com frutas vermelhas. E um bolinho! Mas… e o crème brûlée? E esta torta que está no cardápio, eu vi na mesa ao lado e está maravilhosa! Divide comigo? Não? Come um profiteroles então? Ai caramba… o zabaglione! Eu TENHO que comer o zabaglione! Brigadeiro de colher! Morri! Quero um de cada! E o sufflé? Diz que sim!
Ah tá bom vai… um macaron então? É pequenino! Não estraga a dieta!
Poxa vida, gente… ninguém vai dividir o pudim comigo? Ninguém vai me oferecer o brownie? Se bem que hoje eu estava afim mesmo de pedir um doce caseiro… tipo abóbora em calda. Ou mamão verde em calda. Não! Não! Goiaba em calda! Ambrosiiiiiiiia!!!! Ai meu… pé na jaca, então! Dá aí um sanduíche de sorvete com cookies banhado em calda de chocolate e caramelo! Doce de leite! Romeu e Julieta!”.
Legal, né? É, não muito… porque aí eu passo o dia seguinte em jejum, comendo só mingau de aveia com leite desnatado.
Mas desde que eu cheguei na França meus problemas acabaram! Aqui é muito comum você encontrar nos cardápios dos restaurantes algo chamado “Café Gourmand”. Eu não sabia o que era, então um dia eu resolvi arriscar e pedi o tal. Minha felicidade quando chegou meu Café Gourmand foi tanta, que eu parecia criança prestes a apagar as velas do bolo de aniversário! Sorrisão na cara! Bati palminhas feito um foca louca!
O Café Gourmand é um prato de mini sobremesas acompanhado de um cafezinho! Ai que delícia! E sempre vem de tudo um pouco: um bolinho, um chocolate, um sorvetinho… E digo mais: dependendo do restaurante que você for, o Café Gourmand vai ser um apanhado das sobremesas do cardápio, versão mini!
É muito amor!
Então fica aí uma dica para quem for visitar a França e não quiser passar por crises na hora da sobremesa… Recomendo muito, um Café Gourmand!
Ah, o meu café é sempre sem açúcar, tá?!