Chocolate e Páscoa: dois amores eternos
O que está chegando? O que? O que? A Páscoa! Sim, a data mais chocolatuda do ano. E lógico que não poderíamos passar sem falar sobre o astro principal dessa data, não é mesmo? Se você quer saber mais sobre o chocolate, vem comigo!
Primeiramente, é importante dizer que o chocolate nem sempre foi o queridinho da galera. Antigamente ele não era tão saboroso quanto o que conhecemos hoje, mas sempre teve seu valor. O berço dessa maravilha foi a América do Sul mas, hoje em dia, as maiores plantações de cacau estão na África.
Os Astecas e Maias usavam o cacau como moeda de troca. Porém, seu processamento começou no México, que fermentaram as sementes do cacau, secaram, tostaram e moeram. O resultado foi uma pasta, que passou a ser consumida com especiarias. Mas não se engane: não era nada docinho! Pense em um chocolate 100% cacau (lembra que quanto maior a porcentagem de cacau, maior o amargor?).
Foi só por volta de 1500 que os espanhóis passaram a adicionar açúcar ao chocolate além das especiarias. Voilà! Nasceu o chocolate quente que virou febre na Europa. E o ovo de Páscoa? Só veio em 1873, inventado por J. S. Fry, na Europa.
O chocolate é formado principalmente por partes do cacau, como pasta ou manteiga do mesmo. Isso explica porque geralmente trabalhar com chocolate derretido é muito mais fácil. Os compostos formadores da manteiga de cacau derretem à temperaturas diferentes, por isso a temperagem é tão importante. Ela deve ser lenta, gradual e com movimentação constante. Só assim você vai conseguir que esses compostos se formem novamente de maneira uniforme e homogênea, o que vai te garantir um chocolate brilhante e que derrete apenas na boca.
Sabe aqueles chocolates mais deliciosos, que têm um sabor inconfundível? Pois é, eles passam até 24h no homogeneizador para quebrar esses cristais em partículas cada vez menores e homogêneas. Além, é claro, do fato de eles serem feitos com muito cacau e quase nada de gordura hidrogenada.
A Dani deu todas as informações sobre temperagem nesse vídeo:
Vídeo Youtube temperagem
E por hoje é só, pessoal! Espero que tenham gostado. Se você ama chocolate e quer saber mais sobre o assunto, confira outros posts deliciosos:
TUDO O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE CHOCOLATE
14 CURIOSIDADES SOBRE CHOCOLATE
DO CACAU AO CHOCOLATE: ENTENDA TODO O PROCESSO
VILÃO OU MOCINHO? CONHEÇA OS MAIORES MITOS SOBRE CHOCOLATE
Até a próxima.
Bjs,
Cella