Pertinho da França: Café Babette
Os cafés da França têm algo de místico. Para quem nunca foi lá, as fotos disponibilizadas na internet cumprem seu papel: nos deixar com muita vontade de sentar nas mesinhas ao ar livre, sentindo a atmosfera parisiense dançar pelas ruas. Contudo, não tem como deixar de elogiar os cafés daqui de Curitiba. Tem um mais lindo e aconchegante que o outro e, por isso, começarei traçando minhas experiências em lugares que merecem ser visitados e contados a vocês.
O Roteiros Gastronômicos da capital paranaense começa com o café Babette, um espaço cultural e “pertinho” da França. Fica ao lado da tradicional Aliança Francesa e, portanto, muitos dos clientes são alunos da escola. Todas as mesas são cobertas por toalhas cor de vinho e dá vontade de ficar lá conversando por horas… O que acontece bastante. Uma vez a cada quinze dias, o Babette é espaço de palestras culturais sobre filosofia, cinema e França, claro. Tudo regado a muito vinho e, no friozinho, sopas e quiches. Ah, o cardápio é bem variado: tem sanduíches, saladas, salgados e sobremesas deliciosas. Então vamos ao que interessa!
Experimentei a Linzer de Damasco, uma tortinha feita com farinha de amêndoas e castanhas, recheada com uma geleia perfeita. É uma boa pedida se você quer comer e sentir o sabor suave a cada garfada. Ela não tem tanto açúcar, portanto não é enjoativa e dá pra aguentar uma inteira. No Babette tem a de Frutas Vermelhas, que deve ser igualmente saborosa. A torta Linzer, mais parecida com um bolo, é tradicional da Áustria e outros países europeus como Hungria, Suíça e Alemanha têm o costume de servi-la no Natal. Ah, curiosidade! Dizem que ela é o bolo mais antigo que se tem conhecimento, com uma receita que data de 1656. Legal, né?
Apesar de a Linzer ter me conquistado, a dona do café, Railda Marinho Borges, disse que a especialidade da casa é a Barra Babette. Feita com chocolate meio amargo, castanha-do-Pará, damasco, passas e biscoito crocante, o doce em formato de triângulo parece simplesmente delicioso. Para acompanhar, não hesite em pedir um Expresso. O café (o Babette só trabalha com o Orfeu) é delicioso e marcante. Ou, se preferir, pode escolher entre os muitos vinhos à disposição. Os mais populares são o chileno Cabernet Sauvignon Concha y Toro e o francês Calvet Bordeaux.
Serviço:
Café Babette
Rua Prudente de Morais, 1101 – Centro
Segundas às sextas-feiras das 9h às 21h30 – Sábados até 12h30
Telefone: (41) 3205-0955
Bom, essa foi a primeira dica dos roteiros gastronômicos de Curitiba. Se vocês tiverem qualquer sugestão ou crítica, não hesitem em chamar. Espero que gostem e continuem acompanhando!
Beijos :*