Rause Café + Vinho
Há tempos que eu vinha querendo fazer um post sobre o Rause. Passava em frente à vitrine e dava uma espiadinha pra dentro do café, que sempre parecia muito aconchegante e convidativo. Finalmente, combinei com uma amiga e nos encontramos no começo da noite. Ao entrar no ambiente, senti aquele calorzinho gostoso me envolver, e o cheiro de café estava divino. Aliás, como diz o site do Rause: se esse post tivesse cheiro, você viria correndo pra cá.
Mesmo assim, o escolhido da noite foi o vinho. Já vou explicar por que.
O Rause foi idealizado em 2011 pelos amigos Juca e Hida, com o intuito de criar um ambiente para os amigos. Não é a toa que o nome, traduzido do norueguês, significa “generosos”. O espaço não é muito grande (umas cinco mesas, uma bancada de frente para um espelho e um sofazinho formam a mobília), mas a decoração bem planejada faz com que você entre e se sinta acolhido. Todas as mesinhas têm uma vela pequena e, ao lado, um copo com água e um raminho de manjericão.
O maior charme, entretanto, é a parede “de quadro negro” que ocupa toda a extensão do café. Todo o menu é escrito em giz. Eles servem desde café-da-manhã, almoço e lanches que parecem muito bons, com quiches e salgados. Para o inverno (a gente aqui de Curitiba tem que se aquecer, faz frio!), cremes, sopas e risotos. Fiquei tentada a experimentar o Risoto de Abóbora com amêndoas, deve ser sensacional. Uma desculpa para voltar lá rs.
Todos os dias, das 18h às 20h, acontece a Wine Hour, um happy hour em que você pede uma taça (ou garrafa) de vinho e ganha os aperitivos harmonizados. Perfeito, né? Confesso que não entendo nadica de nada quando se trata de vinhos, mas gosto de experimentar. Escolhi o Ímpetu, um tinto seco chileno que vinha acompanhado de trouxinhas de cogumelos e molho sugo. Adorei os dois! Sobre o vinho, eis a descrição das notas de degustação que achei na internet: “Rubi, com aromas de frutas frescas, especiarias e frutas vermelhas. Na boca, excelente corpo, com taninos suaves e aveludados e sabor aveludado.” Se você entende de vinhos, deixe um comentário aqui embaixo do post para me falar mais sobre o Ímpetu (:
Minha amiga optou pelo Leyda, um vinho branco seco que vinha com dois folhadinhos de gorgonzola. Depois, pediu um hambúrguer de Falafel (vem num pão sírio com pasta de grão de bico, berinjela, abobrinha e queijo branco. Além disso, vem decorado com enroladinho de berinjela e abobrinha. De-li-ci-o-so) muito bem guarnecido. Mas chega de enrolação! Vou falar da estrela da noite, minha sobremesa.
Acho que uma das mais pedidas da casa é a Delícia de Macadâmia, mas não provei desta vez (segunda desculpa para voltar lá). Escolhi o Brownie de chocolate servido com sorvete de pistache e calda de chocolate meio amargo. Não sei nem como descrever, é o paraíso. Sério.
Na primeira garfada, recomendo você a fechar os olhos e sentir todas as texturas se misturando na boca: o brownie quentinho, a cremosidade e sabor marcante do sorvete – pistache é meu sorvete preferido –, a calda deliciosa… É sensacional. *Ah, o tamanho dá conta da fome da pessoa que vos escreve, viu? (Esse meu estômago parece um saco sem fundo às vezes hahaha)*
Mais umas coisinhas legais sobre o Rause:
-Perto da bancada dos chás, tem uma garrafa de vidro com água e vários copos ao lado. O recado vem escrito no quadro negro. “H2O filtrada, refrescante, gratuita”. Outra coisa bem interessante é a ideia de deixar um café pago para alguém.
A iniciativa de vários cafés na Europa começou depois do livro The Hanging Coffe, em que o personagem pede um café e deixa pago para outra pessoa desconhecida que não tem condições de comprar um. No dia em que fui ao Rause, havia quatro espressos pagos. Juca disse que as pessoas têm vergonha de pedir. Sei lá… Em Curitiba as pessoas são tímidas. Mesmo assim, a atitude é bonita e, quem sabe, com o tempo vá ganhando mais força.
– Eles oferecem opções de café com leite de soja e baixa lactose. Quase morri de felicidade quando vi isso, já que tenho alergia ao leite e derivados. (Sim, é triste. Mas eu como chocolate mesmo assim hehe)
– Todo mês, há um curso básico de barista, para quem quer aprender os segredos mais gostosos na hora de preparar um café ou capuccino. Além disso, algumas oficinas, como a de Cafés Filtrados. Mais informações você encontra no site, aqui embaixo.
Serviço:
Rause Café + Vinho
Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 696
Segunda a Sexta das 9h às 23h – Sábados das 12h às 18h
Site: http://www.rausecafe.com.br/cafe/
PS: Algumas fotos são minhas, outras peguei no facebook – eles postam fotos que os clientes publicam no Instagram (: