Le Relais de Venise L'Entrecote – NY
Como vocês já sabem, eu moro pertinho de Manhattan, em NY. E no final do mês passado, tivemos a visita indesejada do Sandy…Ainda na minha cidade, nada de muito grave aconteceu, Sandy só deixou um rastro de susto e apreensão. Mas em Donwtown, Manhattan, o estrago foi maior e a cidade, que a cada dia que passa fica menos bagunçada e volta ao normal rapidamente, não deixou de receber visitantes um único minuto…
E essa introdução toda foi só para contar que eu também recebi visitas e, para celebrar a amizade, nada melhor que sentar à mesa e bater um longo papo, regado a muitas risadas e uma boa comida.
A escolha da vez foi o Le Relais de Venise L’Entrecote e posso dizer que a experiência foi única e deliciosa. Há 50 anos, foi inaugurado o primeiro L’Entrecote em Paris (Dani, fica na 17th Arrondissement de Paris, perto de Porte Maillot) e hoje em dia, o mesmo é encontrado em Londres e New York. O L’Entrecote oferece uma única opção de menu: Salada verde com nozes e molho de mostarda de entrada e “Steak Frites” de prato principal. It is a No-choice menu. Diz a história, que o dono comprou este estabelecimento de um italiano e queria mesmo era ser reconhecido como um entreposto de vinhos, pois era o que ele sabia fazer melhor. Junto com a extensa carta de vinhos, pensou em servir o prato que qualquer parisiense gosta: o steak frite. E mesmo sem ter tino para o negócio de restaurantes, ele passou a ser reconhecido pelo seu excelente steak frites.
Quando sentamos à mesa, a única pergunta que a garçonete – devidamente estilizada a la anos 50 – fez, foi: “como você gostaria do ponto do seu steak?”, ela então desenhou um pequeno gráfico no forro de papel branco da mesa, identificando a preferência de cada um.
A decoração do restaurante é intimista e remete mesmo ao passado, com chandeliers a meia luz e móveis de madeira escura. Não fosse o inglês sendo falado em cada canto do restaurante, eu poderia até dizer que não estávamos nos Estados Unidos…
Para quem ainda não sabe, comer steak com fritas é uma opção que faz parte da história dos parisienses, assim como o peixe frito com fritas faz parte da dos londrinos. A carta de vinho é enxuta e composta somente de vinhos franceses.
O meu steak estava fantástico e as batatas cortadas à mão e fritas em óleo de amendoim, o acompanharam perfeitamente.
Mas tudo isso para contar que quando terminamos a refeição, pedimos a carta de sobremesas e qual não foi a minha surpresa ao notar que a mesma possuia, além claro, de uma variada tábua de queijos, quase 20 diferentes opções de sobremesas (e claro que todas francesas).
O maridão não abre nunca mão do creme brulée, que estava perfeito, com uma fina camada de caramelo crocante, de se quebrar com a colher. Já eu, resolvi pedir o Le Vacherin du Relais. Ah, Vacherin…combinaçao perfeita de suspiro, sorvete e chantilly, podendo também acompanhar frutas frescas. Tem como dar errado?? Nunca!!
A minha não tinha frutas e o sorvete era de baunilha e avelã, mas veio acompanhada de uma deliciosa calda de chocolate meio amargo por cima, que acabou por quebrar a doçura do suspiro, trazendo equilibrio ao meu paladar. Além da apresentação ser impecável, pois foi a Vacherin mais alta que eu já me deparei por este mundo a fora, quando vi, achei que não conseguiria terminá-la e a minha amiga, que pediu exatamente a mesma sobremesa, sugeriu: “poxa Fe, poderíamos ter dividido, né?”…ai ai ai…pois não é que eu comi praticamente o doce inteiro?? E minha amiga também…bom, nada que uma boa academia no dia seguinte não resolva…
Agora estou curiosa para provar as outras opções. Adorei saber que um restaurante que possui NO-choice menu possa oferecer uma carta de sobremesas tão doce e recheada como esta!!
Vá lá:
http://www.relaisdevenise.com/newyork/
590 Lexington Avenue (na esquina da 52nd street)
Dicas:
Eles não aceitam reservas, então muitas vezes existe uma espera pela mesa, mas pelo que vi, por pouco tempo.
Eles servem 2/3 do prato primeiro e depois, voltam para servir os outros 1/3. Se você pedir o steak bem passado, eu sugiro que você solicite que seu prato seja servido uma única vez, pois fizeram confusão com o pedido da minha amiga quando retornaram para servir o 1/3 restante.