Dalva e Dito – São Paulo
Quem me conhece sabe que um dos meus restaurantes favoritos em São Paulo é o Dalva e Dito. Em todas as vezes que eu voltei para o Brasil, o primeiro restaurante que eu fui comer foi o Dalva e Dito e muitas vezes para comer as mesmas coisas: mandioca frita, porco na lata com purê de pequi e pudim de leite.
Até hoje eu não consegui decidir se gosto mais do D.O.M ou do Dalva e Dito, todos dois comandados pelo chef Alex Atala. Mas sempre tendo a pensar que o meu favorito é o Dalva, pela descontração, pela comida farta e com gosto de mãe.
Para mim, pequi lembra infância. Acho que nunca passei mais de um mês sem comer uma boa galinhada com pequi na casa de alguma das minhas tias ou em casa mesmo, e em São Paulo é tão difícil encontrar pequi ou um lugar que faça pequi bem feito, que a primeira vez que comi o purê de pequi não consegui mais me livrar dele. Outro prato que gosto muito de lá é a muqueca, que me lembra muito a da minha tia Dagui, com bastante coentro. Amo coentro, não entendo gente que vira a cara para coentro ou qualquer outro tipo de comida, a não ser que a pessoa tenha algum tipo de alergia. Lá em casa nunca teve dessas de não comer isso ou aquilo, tinha que comer tudo que estava no prato. Então me acostumei mesmo com os sucos matinais da minha mãe com cenoura, couve e beterraba. Nossa, não é que deu até vontade agora? ;D
Bom, e pra finalizar, não tem como sair do Dalva e Dito sem comer o pudim de leite, que é mais do que farto e delicioso, sério, da pra dividir, é muito grande. O Alex Atala diz no carpádio, que fez assim por um trauma de infância, nunca davam o tamanho que ele queria de pudim. É, pensando bem, pudim nunca é demais.
Outra sobremesa que eu amo de lá são os doces caseiros com queijo branco, são super bem feitos e me lembram os doces de Pirenópolis.
Pois é, nada melhor do que um restaurante que te pega pelo estômago e lembranças da infância para você ficar freguesa e voltar sempre.
PS: Ahhhh e eles tem a galinhada aos sábados, que é muito em conta e deliciosa! Não perca.
O Dalva e Dito fica na Rua Padre João Manuel, 1115, em São Paulo – SP.