Minha Aula na Cordon Bleu
Semana passada fui convidada por um amigo meu, o Bruno Freitas, que está fazendo aula de cozinha na Le Cordon Bleu, a fazer uma aula demonstrativa como ouvinte. Não sei se isso acontece com vocês, mas sempre que eu tenho algo novo e diferente para fazer fico super ansiosa e no dia anterior nunca consigo dormir direito. Foi batata! Fiquei a noite toda rolando pela cama e nada de o sono vir. Nada de carneirinhos passando pela minha cabeça e para piorar o relógio não parava e eu tinha que acordar às 6:30h para ir para a aula. Quero dizer, acordada eu já estava! Acho que consegui dormir uma hora, levantei, passei uma água no rosto e peguei estrada rumo a Paris.
Peguei um baita trânsito (isso não é privilégio só de São Paulo :/), mas consegui chegar na escola às 8:20h. A aula começava às 8:30h. Encontrei o Bru, na entrada, ele me apresentou alguns amigos, na sua grande maioria orientais. Achei curioso isso, numa sala de 40 alunos havia 22 orientais e todos eles pegaram as melhores cadeiras lá na frente. O Bruno disse que nunca consegue pegar a primeira fileira, pois eles sempre chegam uns 40 minutos antes da aula começar para guardar lugar. Isso é que é vontade de aprender ;D
Sentamos na penúltima fileira, pois ouvintes não podem se sentar muito na frente. Achei interessantíssimo quando percebi que além do chef, que faz a demonstração dos pratos, tinha um tradutor que traduzia tudo para o inglês depois que o chef falava, mas o mais curioso é que ele ainda dava alguns palpites dele também, como por exemplo:
-Chef: “nunca coloque o vinho no início da cocção das échalotes ou das cebolas, pois a acidez do vinho não vai deixar que elas amoleçam e cozinhem devidamente.”
-Tradutor: traduz a frase e acrescenta…”pena que é tarde demais para contar isso para a minha mãe agora”
Com certeza o cara tem senso de humor e a aula já valeu por isso ;D
A aula demonstrativa foi bem interessante, o chef sempre prepara uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Todos assistem a aula sentados e anotando o modo de fazer da receita, pois eles recebem apenas os ingredientes e as quantidades que foram utilizadas nas receitas. Eu também recebi minhas receitinhas e fiz as devidas anotações ;D. Depois dessa aula demonstrativa, os alunos (um total de 40 pessoas no curso de cozinha), são divididos em 4 turmas de 10 pessoas e seguem para a aula prática onde eles terão, cada um, que realizar a receita do prato principal aprendida na aula teórica e que depois será avaliada por um outro chef. Achei curiosa essa dinâmica, mas é bem diferente do que fazemos na Lenôtre, onde passamos o dia inteiro dentro da sala trabalhando e produzindo assim que o chef passa a explicação do que deve ser feito, e esse mesmo chef nos acompanha o tempo todo ao longo de uma semana. Na Le Cordon Bleu cada dia pode ser um chef diferente.
Prato principal: Médaillons de Porc Charcutiére et Pommes Dauphine
Essa aula demonstrativa que eu fiz hoje foi com o Chef Frédéric Lesourd, que infelizmente não me pareceu um chef muito querido pelos alunos. Parece ser um daqueles chefes que fazem inúmeras piadinhas de mal gosto. Mas o Bruno disse que a maioria dos chefes são ótimos, inclusive tem um que sempre passa o tipo de vinho que combina com cada prato que ele está fazendo, o que é uma mão na roda ;D. Na aula de hoje o chef fez um Paloudes Gratinées de entrada, uma espécie de mexilhão gratinado acompanhado com cogumelos; um Médaillons de Porc Charcutière et Pommes Dauphine para o prato principal, que é um medalhão de porco com molho de picles, com acompanhamento de batatas Dauphine, que nada mais é do que uma pâte a choux salgada, com batatas que depois são fritas…tudo estava delicioso; e para sobremesa ele fez um Sabayon aux Fruits Frais Gratinés avec Glace Vanille, uma sobremesa bem simples (tirando a feitura do sorvete, claro ;D) montada com as frutas no centro do prato, cobertas com o molho sabayon e gratinadas, depois é só colocar a bola de sorvete por cima. Vou passar a receita depois pra vocês e coloco aqui 😉
Sobremesa: Sabayon aux Fruit Frais Gratinés avec Glace Vanille (clique aqui para a receita)
Todos os pratos foram servidos em micro-porções para que todos pudessem experimentar e também foram montados em pratos grandes para que todos tirassem fotos. A aula acabou as 11:30h, claro que não pude fazer a aula prática, mas achei a aula demonstrativa o máximo.
Micro-porções para experimentar! ;D
Foi uma ótima experiência, e se você tem interesse por culinária e vai passar as férias em Paris acho que vale a pena marcar uma visista na Le Cordon Bleu e assistir a uma aula! #ficaadica ;D
A Le Cordon Bleu Paris fica na 8, rue Léon Delhomme.
http://www.lcbparis.com/