Baunilha
foto: Ania
Quando o assunto é especiarias, não tem como não pensar na China e na Índia, nessas culturas de aromáticos e chás. Contudo, nem todas as especiarias são asiáticas: a baunilha é americana. Originária do México, ela é uma fava extraída de uma orquídea chamada Vanilla Planifolia. Estas favas são colhidas e postas para secar ao sol, então elas adquirem sua forma escura e enrugada, com um aspecto encerado. Ao término desse processo elas ganham seu sabor marcante e aroma floral, transformando-se na especiaria que conhecemos e que a confeitaria tanto ama.
Os astecas, antes mesmo dos maias, já usavam a baunilha para aromatizar bebidas derivadas de cacau. Os colonizadores espanhóis levaram este condimento para a Europa e ele foi muito bem aceito; a França levou a orquídea para Madagascar, onde conseguiram cultivar. Hoje, o México, Madagascar, Taiti e Indonésia são os maiores produtores no mundo, mas no Brasil já temos bons produtores de baunilha orgânica.
foto: Lush
A fava da baunilha é a segunda especiaria mais cara do mundo, perdendo apenas para o açafrão em pistilos. Devido ao seu alto custo para a obtenção da especiaria, a indústria desenvolveu uma versão sintética da vanilina (óleo essencial da baunilha), é uma alternativa inegavelmente mais econômica, mas que deixa muito a desejar diante da baunilha de verdade.
O que tem por trás da doçura da baunilha? Ela tem ação antioxidante, que é muito importante para acompanhar preparações com gorduras como leite, creme de leite, gemas e manteiga, previne o envelhecimento celular, antidepressiva, auxilia na produção da sensação de prazer, é o tipo de ingrediente que nos faz comer mais devagar, às vezes até fechando olho, ela tem função antimicrobiana, é afrodisíaca e tem vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, manganês, magnésio, potássio e zinco.
foto: Avivajazz
A baunilha também pode ser comprada processada das seguintes formas:
- Extrato de Baunilha: É uma infusão alcoólica. (Aprenda a fazê-lo clicando aqui!)
- Pasta de Baunilha: Produto mais concentrado que o Extrato e menos alcoólico.
- Essência Natural: Mais suave de todos mas bem prático e mais barato.
Atenção, sempre leia os ingredientes nos rótulos dos produtos que você compra. A legislação determina que eles sejam citados em ordem de volume, ou seja, primeiro o ingrediente com maior quantidade, seguindo em ordem decrescente os demais. E no caso de comprar uma fava de baunilha, vale sempre lembrar como devem ser conservadas as especiarias: pote seco, bem fechado e fora da exposição luminosa.