Jantar italiano para salvar a noite!
Jantar de última hora? E pior, para um pessoal que você não conhece muito bem, mas que precisa impressionar? Corre para os aperitivos, massa e claro: vinho!
Os queijos são uma ótima opção para entrada, pois geralmente agradam a maioria, e harmonizam tanto com vinhos tintos quanto com brancos. Mas, mesmo assim, existem algumas regrinhas para não errar e acabar servindo um queijo que cubra o vinho, ou vice versa. Por exemplo, queijos frescos ou cremosos como muçarela, ricota, brie e camembert harmonizam melhor com vinhos suaves, delicados e aromáticos, como os brancos chardonnay, torrontes, Greco di Tufo (para mim um dos que mais combinam!). Já para queijos tipo meia cura ou cheddar, um merlot fica muito agradável. Os pecorinos e provolones, que são mais salgados e curados acompanham bem espumantes bruts e vinhos tintos mais encorpados como Nebbiolos.
Outra opção de entrada é a famosa bruschetta! Fácil e rápida para fazer, trata-se de um pão italiano torrado coberto com tomate picado, manjericão e bastante parmesão, combina muito bem com vinhos um pouco mais ácidos como o clássico Chianti da Toscana, ou um sangiovese mais simples. Se não curtir muito parmesão e quiser colocar apenas o tomate e o manjericão, dê preferência a um branco frutado com acidez elevada como, por exemplo, um Sauvignon blanc. No entanto, se for adicionar um presunto cru ou de parma, sirva com Primitivo da Puglia. Mas evite vinhos com tanino muito marcados, pois a combinação com o tomate e o alho pode trazer um gosto metálico à boca.
Agora a minha opção “mais fácil e saboroso impossível”: pão italiano com azeite (de qualidade, hein?!). Pão italiano quentinho, molhado no azeite acompanhando um vinho… Para não errar na harmonização, sirva com vinhos brancos ou tintos de corpo médio da mesma região de origem do azeite!
Para o prato principal, uma massa fresca ao molho sugo temperado com manjericão e noz-moscada, um pedacinho de pimentão e, claro, parmesão, combinam muito com vinhos italianos como Chianti. Se o molho for à bolonhesa, ou de músculo, aposte em um Nero d´avola da Sicília ou um Negroamaro da região da Puglia. Se for servir uma massa sem molho, ou com molho à base de manteiga, aposte nos brancos, por exemplo um Frascati, ou foge um pouco da Itália e pega um chardonnay no Chile!!!
Para sobremesa, panna cotta com frutas vermelhas. Rápida, fácil, saborosa e linda, harmoniza bem com um vinho de sobremesa ou um espumante do tipo Asti (espumante italiano à base de moscatel).
Agora é só aproveitar a noite e nem precisou passar horas na cozinha!!!
Salute!