Vinho e Churrasco: por que não?
Passei o último carnaval em casa com a família! Carnaval perfeito para mim. Não gosto de folia, desfiles e multidão! E como em toda casa brasileira, o feriado foi à base de churrasco e cerveja. No entanto, lá estava ela, a linda garrafa de merlot que eu havia levado para o natal, mas cujo lugar foi tomado pelos deliciosos espumantes. Não hesitei nada para abri-la, achando que apenas eu, meu marido, meu primo (o sommelier da família) e sua namorada fossemos degustá-la. Grande engano! Quando vi, toda a família, até mesmo meus avós estavam se deliciando na harmonização daquela bebida com a carne. Todos se surpreenderam em quão bem caíra o vinho, a bebida de “gente fresca”, com a festa brasileira. Essa harmonização certeira não é algo ao acaso… Geralmente, durante o churrasco temos uma variedade muito grande de carnes, que têm muita gordura, tais como linguiça, picanha, maminha, fraldinha, ancho, etc, e a capacidade adstringente do vinho “lava” nossa boca, tornando a carne mais saborosa a cada mordida!
Alguns especialistas indicam que o melhor tipo de vinho para acompanhar um churrasco seria um com menos corpo, para agradar um grupo heterogêneo de amigos, como é o caso das reuniões de churrasco, mas na minha opinião, por causa dessa grande quantidade de gordura e paladares, se servirmos com um vinho muito leve como por exemplo vinhos com pouco carvalho, ou um branco muito delicado, ele irá sumir, as carnes vão “atropelar” o sabor do vinho, então o melhor é optar pelos mais encorpados, os que apresentem bastante madeira, fruta e taninos marcados. Além disso, o tanino do vinho irá contrastar muito bem com o sal grosso usado para temperar a carne, trazendo uma explosão de sabores!
Uma boa opção para servir um vinho mais “generalizado”, que irá agradar mais pessoas e harmonizar bem com as carnes, seria a Shiraz ou o Primitivo (uva típica da Itália, que apresenta aromas de couro e madeira bem marcantes). No entanto, se você for servir cortes de cordeiro, por exemplo, que em geral são temperados com hortelã, e têm um sabor mais forte, mas menos gordura, eu indicaria um Bordeaux, e carnes de porco são bem acompanhadas por vinhos portugueses (até mesmo os brancos), principalmente da região do Douro.
Para mim, os melhores vinhos para um churrasco são: Tannat uruguaio, Merlot ou Camernère chilenos, ou até mesmo um Cabernet sauvignon, e claro, Malbec argentino! Mas se quiser algo específico para cada carne que irá servir, aqui vão as melhores harmonizações:
- Para maminha e fraldinha: Merlot;
- Para picanha, bife ancho, contrafilé e costela: Malbec e Tannat;
- Para carnes de caça e costela: Shiraz; Para javali em especial Pinotage;
- Para cupim e linguiça: Espumantes brut;
- Para frango: Sauvignon blanc;
- Para porco: Chardonnay barricado;
- Para peixes de maneira bem geral: Gewürztraminer.
Quanto aos nomes específicos dos vinhos, não gosto muito de sugerir “esse ou aquele”, pois vinho é como perfume, eu posso gostar de um e você detestá-lo, então sugiro que vá até um empório especializado e peça para o sommelier da casa algo com as características indicadas acima, e ele com certeza irá lhe indicar os melhores!
Acho que deu para perceber que opções não faltam para você se arriscar num próximo churrasco com os amigos, hein?!!!
Saúde!