Filme: Julie & Julia
Julie & Julia é um filme norte-americano de 2009. O roteiro e a direção são de Nora Ephron, baseado em duas histórias reais. A de Julia Child (Meryl Streep), chef de cozinha americana, e Julie Powell (Amy Adams), uma escritora mal sucedida até então. A história é contada em dois eixos narrativos: a de Julia Child logo quando chega na França, com seu marido, na década de 40, e a de Julie Powell, moradora nova-iorquina que, décadas depois, cansada de seu trabalho monótono, cria um blog com o nome de Julie/Julia Project.
Julia Child é uma figura histórica de grande importância para o cenário da Gastronomia Mundial. Ela morou em alguns países devido ao trabalho de seu marido Paul. Quando esteve em Paris durante quatro anos, buscando algo para se ocupar, cursou a masculina escola de cozinha Le Cordon Bleu. Foi muito emblemática por popularizar a cozinha francesa nos Estado Unidos, sendo autora de livros sobre o assunto e apresentadora de um programa de TV, muito marcado por seu carisma e sua espontaneidade.
Julia Powell, também americana e apaixonada por cozinha, trabalhava num cubículo de uma repartição pública lidando com as reclamações das tragédias acontecidas no 11 de setembro de 2001. Já havia escrito meio romance e, além de não conseguir concluir seu livro, nenhuma editora se interessou em publicar. Ela, com essa predisposição a escrever e prestes a fazer seus trinta anos, ansiando mudar seu destino, se propõe a concluir, pela primeira vez em sua vida, um projeto até o fim. A ideia era preparar em 364 dias as 524 receitas da bíblia da culinária francesa (Mastering the Art of French Cooking, por Julia Child) em sua pequena cozinha.
O filme além de narrar, de maneira muito divertida, as histórias de duas americanas apaixonadas por culinária (a simbólica trajetória de Julia Child e a emocionante conquista de Julie Poweel), ainda nos ensina um tanto sobre superação, paixão e sucesso. Uma das cenas mais delicadas do filme é a chegada de Julia na França, absolutamente deslumbrada com a culinária local, se deliciando com um suculento linguado na manteiga. Acompanhamos inúmeras cenas cheias de sabores, tanto de Julia se dedicando com tanta entrega à cozinha, quanto de Julie se desafiando com as 524 receitas. Entre tantas, uma das cenas mais marcantes (e também uma das minhas receitas preferidas) é a do tradicional Boeuf Bourguignon.
Ingredientes
- 500g de CARNE DURA (lagarto ou coxão duro)
- 160g de BACON picado
- 1 CEBOLA ROXA em cubos pequenos
- 10 MINI CEBOLAS
- 10 MINI CENOURAS
- 150g de COGUMELOS PARIS frescos cortados em quarto
- 1 colher de sopa de FARINHA DE TRIGO
- 400 ml de VINHO TINTO (Julia sugere um vinho encorpado)
- 2 DENTES DE ALHO picados
- 1 colher de EXTRATO DE TOMATE
- 1 BOUQUET GARNI (alecrim, salsinha, tomilho e louro amarrados com barbante)
- SALSINHA para finalizar
Modo de preparo
- Corte a carne em cubos médios e tempere com sal e pimenta.
- Aqueça uma panela em fogo alto e frite o bacon até que solte gordura.
- Na mesma panela sele, em fogo alto, os cubos de carne por dois minutos de cada lado.
- Reserve os pedaços selados junto com o bacon.
- Na mesma panela refogue a cebola roxa em cubinhos até dourar.
- Adicione a farinha de trigo e deixe que doure por um minuto.
- Acrescente o vinho, a carne e o bacon já dourados, o alho, o extrato de tomate e o bouquet garni.
- Abaixe o fogo e tampe. Deixe cozinhar por duas a três horas ou até que a carne fique macia.
- A cada quinze minutos verifique se o caldo da panela secou e acrescente água sempre que necessário.
- Quando a carne estiver macia, adicione os cogumelos, as minicebolas, as minicenouras e deixe cozinhar por aproximadamente mais 10 minutos.
- Finalize com salsinha fresca picada e sirva com pão, arroz ou mini batatas douradas.