O bolo de cenoura do Le P'tit Café
Existem comidas que têm o poder de mexer com nossos sentimentos. Como num passe de mágica, nos fazem relembrar épocas, lugares e até pessoas. Proust retratou como a angústia da perda é aplacada por um doce – uma madeleine – comida por Swann e que o fez recordar-se de sua avó. Outro exemplo, menos filosófico e mais bem humorado, é a cena do desenho Ratatouille quando o rígido chef Anton Ego é arrebatando pela lembrança de sua mãe ao degustar um ratatouille – prato super simples na frança, feito à base de legumes, o equivalente ao nosso feijão com arroz – que foi preparado por um ratinho.
Isso tudo foi para ilustrar a minha relação emotiva com o bolo de cenoura do Le P’tit Café. O lugar é um tesouro escondido no fundo da Galeria 444, bem no coração de Ipanema. E como o nome já entrega, o que tem de pequenino, tem também de delicioso!
O tal bolo de cenoura é quase que a personificação da minha mãe. O sabor, a textura, a cor viva e a calda abundante, a cada garfada consigo vê-la! Dessa vez, sou totalmente desprovida de parâmetros racionais para avaliar esse doce: É um sonho! E olha que mamãe está viva, firme e forte, imagina se… Deixa pra lá!
Além disso, o Le P’tit Café é comandado pela chef Patricia Lombardi, que estudou na renomada escola Le Cordon Bleu em Paris, apaixonando-se pela pâtisserie, chegando a estagiar na Pierre Hermé, icônica e tradicional loja de doces onde a fila para comprar uma bomba de chocolate chega aos 20 minutos (ou mais!). Ao voltar para o Rio de Janeiro, ela decidiu abrir seu café para incrementar as receitas de base francesa com um toque mineirinho muito especial.
Os salgados e doces têm essa pegada refinada, porém caseira, destacando-se também o pão de queijo com queijo original de Minas, a torta de chocolate tipo petit gâteau servida quente e o bolinho de fubá, que muitos clientes dizem lembrar o bolinho da vovó.
O Le P’tit Café acaba de completar 3 anos e espero que complete muitos outros para continuar nos levando nessas verdadeiras viagens gastronômicas.
Le P’tit Café
Facebook: https://www.facebook.com/leptitcafe