Caramelodrama confeitaria – Curitiba
Foi no entardecer de um feriado de sexta-feira que conheci a tão esperada Caramelodrama. Conhecer não é bem a palavra certa, já que a confeitaria estava há alguns anos presente em forma de blog, sempre com dicas de produtos e receitas incríveis (o dia em que fiz o bolo de pistache da Carol vai ficar gravado na memória pra sempre), só esperando o momento certo de ser inaugurada num espaço físico.
Depois de oito meses de reforma e muito estresse, a chef Carolina Garofani viu seu sonho concretizado na forma de uma casinha cinza da década de 50 com duas janelonas de vidro que dão vista para a Al. Presidente Taunay, bem pertinho da Praça da Espanha. Ao entrar na confeitaria dá vontade de morar lá para sempre e nem dá para imaginar que o lugar estava quase despedaçado, do telhado ao chão, antes da reforma. Mesas de madeira, dois sofás e poltronas confortáveis fazem a gente se sentir em casa, sempre na hora do bolo com café.
fotos: Marina Mori/Juliano Lamur
A vitrine é enfeitada (enfeitada porque todos os bolos e tortas parecem obras de arte) com bolos como o Mango Mambo, Salsa Caliente e, um dos mais populares, Chocomelodrama. E como nem só de doces vivemos, muitas quiches, empanadas e pães de queijo (servidos com cream cheese ou pesto caseiro, feito com as ervas da horta da confeitaria! <3).
Se tem uma coisa que torna a Caramelodrama única é a certeza de que você vai consumir os produtos mais frescos feitos com a melhor qualidade possível. A Carol tem isso como lema e não abre mão de fazer tudo do zero, desde os biscoitos que vão na base do cheesecake às geleias e cremes que cobrem os doces. Ah! Falando nisso, é possível comprar vidrinhos de compotas e pacotes de biscoitos, além de vinhos especiais.
Graças à parceria da confeitaria com a Rause Café + Vinho, a combinação doce-café é perfeita. Minha dica é experimentar o Chocomelodrama com um espresso curto, não tem erro. O bolo, feito de pão-de-ló de chocolate meio amargo com calda de amarena, mousseline de caramelo e cobertura de ganache de chocolate meio amargo é uma mistura de sabores tão delicada e a sensação é de participar de uma festa com a presença intensa do cacau, o espírito acolhedor do caramelo e a sedução da cereja. Divino. Agora, se você está mais para uma explosão de texturas e sabores, o Salsa Caliente vai te fazer sorrir: pão-de-ló de pistache embebido em calda de rum, creme de chocolate, creme de coco, merengue italiano queimado, suspiros de pistache e coco e gelée de manga por cima. Ai, ai, ai.
Muito doce? Nem um pouco. A Carol faz questão de que os seus bolos e tortas não tenham muito açúcar, o que é uma coisa ótima. Dá para sentir o sabor único de cada ingrediente sem enjoar.
Dicas legais:
- Duas vezes por mês (sexta-feira sim, sexta-feira não), a confeitaria promove um evento em parceria com um sommelier e, por um preço único, você tem direito a uma taça de vinho e um doce.
- Confira a entrevista que fiz com a Carol Garofani aqui.
Caramelodrama
Segunda à sábado das 10h às 19h
Al. Presidente Taunay, 434 – Batel
tel: (41) 3206-2271