Filme: The Lunchbox
“Às vezes, o trem errado leva à direção certa”. Na movimentada Mumbai, a cidade mais importante da Índia, os dabba wallahs levam, todos os dias, 200 mil marmitas a contadores, advogados e outros trabalhadores. Pontualmente, faça chuva ou faça sol, os entregadores passam de casa em casa recolhendo as marmitinhas empilhadas e guardadas numa lancheira, preparadas por esposas dedicadas ou por restaurantes populares. Depois, a próxima parada é na mesa de cada cliente. Ao fim do dia, fazem o trabalho inverso até as casas, com as lancheiras vazias. O método é tão organizado no caos da Índia que diversas universidades e empresas mundo afora intrigam-se até hoje. Afinal, os dabba wallahs nunca erram de endereço. Ou, pelo menos, nunca deveriam errar.
No filme The Lunchbox, Ila (Nimrat Kaur) é uma jovem esposa que se esforça para atrair o marido apático através da comida. A ideia de caprichar na marmita do cara veio da tia, habitante do andar de cima e companheira de conversa à distância de uma janela de Ila. Latinhas redondas e encaixadas uma em cima da outra, cheias de arroz com curry, pão pita e aqueles pratos cheios de molho e de fazer a gente salivar de vontade, hora de torcer para que o marido lamba os dedos. Acontece que a marmita de Ila vai parar na mesa de Sajaan Fernandes (Irrfan Khan, o que atuou em As Aventuras de Pi), um contador mau-humorado e metódico, prestes a se aposentar.
Ele, desconfiado de tanta comida boa (sua marmita vinha de um restaurante nem um pouco caprichoso), deixa cada um dos potinhos vazios. Quando recebe a marmita de volta, Ila fica feliz e prevê a chegada de um marido grato e apaixonado, mas como tudo foi trocado, não é o que acontece. No dia seguinte, ela escreve um bilhete e coloca dentro da marmita, e Sajaan não gasta tinta da caneta: “a comida estava salgada demais”, escreve. Aí começa uma troca de bilhetes, que se transformam em cartas cheias de reflexões e segredos. Para ambos, uma vida com mais vida é possível a partir desse compartilhar silencioso e delicado através da comida.
Esse filme é tão sutil e, ao mesmo tempo, toca o coração sem precisar de muito. A história toda se passa em poucos cenários, mas isso a gente nem percebe: quer mais é sentar ao lado dele na mesa da cantina para ler os recados dela, ficar ao lado dela quando cozinha com tanto amor e sonha acordada. The Lunchbox vai te fazer rir, sorrir, pensar e ficar com fome.
Ficha Técnica:
THE LUNCH BOX
Direção/roteiro: Rotesh Batra
Duração: 105 min
Atores: Irrfan Khan, Nimrat Kaur, Nawauzadin Siddiqui
Prêmios:
Festival de Cinema de Londres 2013 – Exibido na Seleção Oficial
Olso Films from the South 2013 – Exibido na Seleção Oficial
Reykjavik International Film Festival 2013 – Menção Especial