Comidas de região
Quando viajamos, tiramos fotos e compramos algumas lembranças dos lugares que visitamos, mas têm coisas que nossas memórias guardam com muito mais prazer. São os cheiros e os sabores. Talvez porque naquele lugar os ingredientes sejam melhores para aquele prato ou porque trata-se de uma receita tradicional, feita por mãos de pessoas muito habilidosas, às vezes, uma receita passada de geração a geração. Doces memórias de sabores eternos, eu tenho saudades de sabores.
O fato é que certas delícias reconhecidas no mundo todo são batizadas com os nomes de suas terras natais. Algumas se tornam mais famosas que suas origens. Vou falar aqui de lugares que você pode até não conhecer, mas seus nomes são bem familiares. Por exemplo, você sabia que no norte da França (zona marcada pela boa produção de leite e derivados) existe uma região chamada de Chantilly? É de lá que vem o creme frio e aerado à base de creme de leite fresco e açúcar. Ainda na França, outra região produz um vinho branco espumante com um método particular de fermentação, este lugar se chama Champagne.
fonte: Paris rive droit & rive gauche/Global grass hopper
Nem todo mundo sabe, mas o autêntico Molho Madeira vem da Ilha de Madeira, em Portugal, e para se chamar assim precisa ser usado em sua preparação o vinho Madeira, produzido lá. Ainda em terras lusitanas, quem ainda não experimentou o Pastel de Belém não sabe o que está perdendo. Se um dia passar por Lisboa, não deixe de provar em Belém o original!
fonte: Tour du Monde
Pra quem gosta de sorvete (ainda não conheço ninguém que não goste) deve saber de um com três sabores que vem da cidade de Napoli, ou seja, Napolitano. Também vale lembrar que na Itália, a região de Parma é originária de um dos queijos mais famosos mundo o parmesão, bem como também o Presunto de Parma, a Parmegiana.
Hamburg é uma cidade na Alemanha, seu preparo de carne tem um nome tão forte que dá nome até ao sanduíche em que ele está presente. A gente diz: “Comi um sanduíche de presunto”. “Comi um sanduiche de filé de frango”. Mas nunca dizemos “Comi um sanduíche de hambúrguer”.
Mundo a fora existem várias receitas com nomes de lugares, de pessoas, sobrenomes de famílias, curiosidades infinitas esperando para serem gravadas em nossas memórias gustativas. Eu ainda não conheço Minhas Gerais, mas o Queijo Minas é indispensável para um bom pão de queijo e, olha que curioso, dois ótimos acompanhamentos do pão de queijo são também derivados do leite, a manteiga e o doce de leite. Como se não bastasse, Minas ainda produz um café fantástico.
fonte: Dublin para brasileiros
Bem, enquanto eu não vou a Minas, me resta fazer o pão de queijo em casa!
foto de capa: Goddess Hobbies