Um tour pela gastronomia russa
A Rússia é um país incrível que garante uma ótima viagem para qualquer pessoa que esteja interessada em história, artes, cultura e arquitetura. E, claro, gastronomia também! Enquanto Moscou é mais cosmopolita e com ar de cidade grande, São Petersburgo tem uma arquitetura mais imperial e um estilo de vida mais calmo.
Há muitas galerias de arte interessantes, igrejas lindíssimas, bons resturantes, lugares legais para compras, a incrível fortaleza do Kremlin e seus museus, além de praças históricas famosas que merecem ser visitadas em Moscou. Ela ainda conta com uma série de atrações muito legais, como o famoso museu Hermitage (um dos maiores e mais importantes do mundo), o museu Fabergé e o lindo palácio de Petehof (nos arredores da cidade).
St Basili’s Cathedral
Museu Hermitage – Fotos: Mariana Martins (www.mariandthecity.com.br)
No quesito gastronômico, Moscou tem um cenário bem vibrante de qualidade elevada com uma variedade impressionante de sabores tanto de culinária internacional quanto de especialidades regionais. A gastronomia do país é bem marcante e vale a pena conhecer alguns dos seus pratos famosos. Borsch é uma sopa que é considerada um dos itens gastronômicos mais conhecidos do país, e eu diria que também é indispensável provar nosso famoso estrogonofe na sua terra de origem.
Fotos: Wikimedia Commons
Como acabo de voltar de uma viagem pela Rússia, claro que não pude deixar de prestar atenção em algumas sobremesas típicas do país também! Entre elas, os blins e o bolo medovik. O blin é a versão russa do crepe francês. Acho que a maior diferença em relação ao doce da França está mesmo nos acompanhantes que vem com a massa do blin. No geral, pode ser salmão defumado, creme de cogumelos, geleias ou leite condensado. As versões mais sofisticadas do blin, porém, vem acompanhadas por salmão vermelho ou caviar.
A sobremesa russa conhecida como bolo medovik vai agradar muito a quem gosta de mel. Ele é muito comum na Rússia e faz sucesso em festas de aniversário. É um bolo formado por diversas camadas muito finas de uma espécie de pão de ló à base de mel alternadas com um creme de caramelo. O toque final é jogar uma camada de nozes trituradas sobre ele.
Fotos: Wikimedia Commons
Gostou das curiosidades? Qual desses pratos você provaria primeiro?