E se juntasse duas coisas que todo mundo gosta? Tá bom, todo mundo é muita gente, mas eu tenho certeza que boa parte das pessoas gosta de sorvete e de panetone (tá, pode ser chocotone também, vai). E foi pensando nessa junção maravilhosa que eu fiz essa sobremesa. Imagine você: Um sorvete frito, isso mesmo, envolvido em uma casquinha de panetone e uma camada generosa de chantilly baunilhado. SIMMM! É quente, é frio, é cremoso e é gostoso. De quebra, vem em forma de uma linda árvore natalina comestível. É muito amor!
Por Camila Narcizo Monteiro (@camilanmonteiro)
Fotografia: Janaina Narcizo Monteiro
INGREDIENTES: ÁRVORE DE SORVETE COM PANETTONE
500 gramas de PANETTONE ou CHOCOTTONE
500 ml de SORVETE DE FLOCOS
5 PACOTES PLÁSTICOS (pode ser manga de confeitar, ziplog ou plásticos simples)
2 OVOS
150 gramas de FARINHA DE TRIGO
ÓLEO para fritar
PAPEL ALUMÍNIO
INGREDIENTES: CHANTILLY
700 gramas de CREME DE LEITE FRESCO ou NATA
70 gramas de AÇÚCAR
10 ml de EXTRATO DE BAUNILHA
INGREDIENTES: DECORAÇÃO
CONFEITOS
5 ESTRELAS DE CHOCOLATE para colocar na ponta de cada árvore.
CALDA DE AÇÚCAR VERDE para pincelar o prato.
MODO DE PREPARO: ÁRVORE DE SORVETE COM PANETTONE
Deixe seu sorvete fora do freezer para que fique com uma consistência amolecida. Queremos formatar um cone para fazer a árvore de natal, certo? Para isso vamos contar com a ajuda dos pacotes plásticos.
Coloque o sorvete amolecido dentro do pacote, em um dos cantos, de modo que ele fique em formato de cone. Faça 5 cones com mais ou menos 7 cm de altura e leve para congelar por 1 hora.
Corte seu panettone. Para isso, retire todo o papel do entorno, tombe-o e corte-o em 5 fatias iguais. Use um rolo de massa para achatar um pouco cada fatia.
Retire seus cones do freezer e dos plásticos. Embrulhe cada cone de sorvete em uma fatia de panettone e depois envolva em um pedaço de papel alumínio. Leve ao freezer por mais 30 minutos ou até o momento de fritar.
Prepare o chantilly: em uma tigela, junte o creme de leite fresco ou a nata, o açúcar e a baunilha. Bata tudo na batedeira até obter picos firmes e depois transfira para uma manga de confeitar com bico pitanga.
Hora de empanar! Em uma tigela coloque o trigo, em outra coloque os 2 ovos batidos e por fim coloque o óleo na panela para esquentar.
Retire o papel laminado dos cones, passe uma vez no ovo e uma vez no trigo, em seguida coloque no óleo quente para fritar até dourar. É bem rapidinho, fique de olho.
DICA: É importante fritar com imersão total do cone, por isso escolha uma panela pequena e frite um por um, assim você usa menos óleo.
MONTAGEM
Decore o prato utilizando um pincel e a calda de açúcar verde. Eu fiz alguns círculos, depois coloque os cones fritos em seus respectivos pratos. Decore com chantilly ao redor de cada um para formar a árvore e por fim adicione uma estrela de chocolate na ponta e um pouco de confeito. Sirva na hora.
DICAS PARA A DECORAÇÃO
5 estrelas de chocolate douradas – Você pode fazer suas estrelas derretendo um pouco de chocolate e colocando em forminhas de acetato no formato de estrela. Depois de desenformar, pincele com pó dourado.
Calda de açúcar verde para decorar o prato – Em uma panela, adicione 150 ml de água com 100 g de açúcar e algumas gotinhas de corante verde. Misture e deixe reduzir em fogo baixo. Depois de esfriar ela vai ficar grossa o suficiente para pincelar o prato.
DICA: para servir essa sobremesa na ceia de natal deixe os cones preparados e congelados no dia anterior. Na hora de servir frite e monte nos pratos.