Em uma tigela grande misture o creme de avelã e o creme de leite fresco.
Bata os dois ingredientes com uma batedeira.
DICA: Bata até que forme uma onda, caso bata demais a mousse ficará toda empelotada.
Transfira para uma pequena cumbuca e leve para a geladeira por 3 horas.
DECORAÇÃO
Coloque um acetato em volta da boca da cumbuca, prenda com uma fita adesiva e com uma concha despeje a mousse em cada uma até que sobre em cima a medida de um dedo (para que pareça um suflê no final). Então, leve para o congelador por 2 horas.
DICA 1: Caso faça sem a bordinha (que imita um suflê) leve para a geladeira por 3 horas.
Pegue algumas avelãs, coloque-as em uma forma e leve ao forno preaquecido a 200ºC por 5 a 10 minutos (para que fiquem levemente tostadas).
Jogue as avelãs em um pano, esfregue-as para que a casca de cada uma seja removida. Depois, misture com uma espátula o açúcar e a água em uma panelinha em fogo baixo.
DICA 2: Para que não cristalize, misture os dois ingredientes devagar. Evite sujar as bordas da panela.
Deixe que ferva até que fique em uma cor escura (âmbar), desligue o fogo, transfira a panela para uma tigelinha com água gelada e deixe que essa calda esfrie.
Com a calda morna, coloque um palitinho nas avelãs, mergulhe-as nessa calda de caramelo e observe se formam estalactites (fiapos da calda). Com os fiapos mais grossos retire a calda da água.E repita o processo com as outras avelãs.
Prenda-as com o fio cristalizado para baixo em um isopor para que sequem por 3 minutos.
DICA 3: Se as estalactites ficarem muito longas, corte-as com uma tesoura na altura que desejar.
Vire-as já secas e deixe que descansem. Em seguida, retire as cumbucas do congelador, remova o acetato de cada uma, tire os palitinhos das estalactites, posicione as avelãs em cima das mousses e sirva.