O que é hygge?
Estilo de vida é um conceito muito amplo e abstrato, né? O minimalismo, por exemplo, é um tópico que está em alta nos últimos anos e pode ser incorporado em diversos aspectos: uma casa com menos elementos, uma moda mais clean ou até mesmo toda uma vida que preza pela qualidade e não quantidade de produtos e materiais. Mas por que eu estou falando tudo isso?
Bom, desde o início do ano um novo termo tem sido utilizado com mais frequência: o hygge. Talvez você ainda não tenha ouvido falar nisso e é ainda mais complicado entender seu significado porque a palavra dinamarquesa não tem tradução. De modo geral, o hygge é um conceito que preza pelo aconchego, conforto e bem-estar em todos os âmbitos da vida.
Fazer um chá antes de dormir, assistir um filme enrolado na coberta, chamar os amigos para um jantar em casa e até mesmo cuidar mais de si mesmo. Tudo isso se encaixa nesse termo. Vamos combinar que todas essas coisas são maravilhosas e dão uma sensação de acolhimento deliciosa!
O hygge é um estilo de vida muito praticado nos países nórdicos, como Noruega e Dinamarca, e muitos acham que essa maneira de levar a vida reflete diretamente nos índices de felicidade dos países. Não é à toa que os dois países, respectivamente, foram considerados os mais felizes do mundo pelo relatório anual da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado em março. É claro que fatores políticos, econômicos e sociais tem um grande impacto no “resultado”, mas o que custa tentar entender melhor esse conceito?
Além de receber amigos e familiares em casa, como já tinha comentado nesse post, a própria decoração pode entrar nesse “clima”. Ambientes bem aconchegantes, com muitas almofadas, velas e vasos com flores e folhagens com certeza já são ótimos pontos de partida 😉
Cômodos integrados também tem tudo a ver com o estilo, não acham? Como o conceito é muito amplo, cada um tem a sua própria interpretação de hygge e, para mim, uma cozinha integrada onde todos conversam e se ajudam é incrível!
Além de objetos com valor sentimental espalhados pela casa, algumas peças são ótimas para trazer essa sensação de conforto. Redes, futons e até uma banheira gostosa não deixam tudo mais aconchegante?
E aí, vocês também curtiram essa maneira de encarar a vida? Eu confesso que amei! Algumas coisas são tão simples de incorporar no nosso dia a dia que vale a pena tentar! Mal não vai fazer, né?
Fontes: BBC, Casa Vogue e Glamour Brasil.