Casas móveis e sustentáveis
Com a construção da casa na fazenda, confesso que eu e o Paulo estamos pesquisando muito mais sobre arquitetura, projetos inovadores e é claro que acabamos esbarrando em uma palavrinha com certa frequência: sustentabilidade.
Além de fontes de energia renováveis e materiais reciclados, nos deparamos com dois projetos incríveis de casas móveis e acho que vale a pena compartilhar com vocês!
A primeira delas é a Ecocapsule que é a mais compacta e sustentável delas. Criada pelo Nice Archtects, um escritório de arquitetura esloveno, a cápsula possui apenas 11 metros quadrados e é completamente autossustentável. A forma ovalada bem futurista acomoda duas pessoas e é perfeita para quem quer viajar o mundo.
Por ser bem compacta, ela pode ser transportada em containêres padrão ou levada por um guincho 😉
A cápsula é alimentada por dois sistemas de energia: a solar, captada através de placas fotovoltaicas; e a eólica, obtida através de uma pequena turbina. Além disso, a casa possui dois sistemas de filtragem que permitem o uso da água da chuva. Com o reservatório cheio, é possível que duas pessoas passem até 3 semanas na casa sem se preocupar com a água.
Apesar do projeto ter sido desenvolvido em 2009, foi só no ano passado que a empresa apresentou a cápsula ao público durante o Pioneers Festival 2016, em Viena. Hoje, já é possível encomendar a Ecocapsule nos países da União Européia, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia através do site oficial.
A segunda casa móvel que encontramos, e não menos interessante, é a Coodo, desenvolvida pela startup alemã LTG Lofts. O design modular permite que várias peças se encaixem e por isso é possível customizar a casa com mais facilidade. Os módulos para morar variam entre 36 e 96 metros quadrados e vem em três versões: apenas com instalação elétrica + piso; a com banheiro; e a versão já mobiliada e pronta para morar.
Além disso, é possível adquirir outros módulos para ampliar o espaço: pavilhão multifuncional, pérgola, cozinha externa, unidades de móveis e edificação residencial.
As casas podem ser transportadas por um caminhão e instaladas com um guindaste. Apesar de não ser a melhor opção para viajar o mundo, planejando com antecedência é sim possível mudar a casa de lugar.
Grande parte do material utilizado na fabricação dos pavilhões é reciclado e a empresa garante que durante o processo de fabricação, o mínimo de energia é utilizado. Futuramente, a Coodo também irá oferecer modelos com placas de captação de energia solar, turbinas para produção de energia eólica e geradores elétricos.
Alguns modelos já estão sendo produzidos na Europa. Para mais informações sobre preços e entrega em outros lugares do mundo é necessário entrar em contato pelo e-mail [email protected].
***
Vocês também gostam de pesquisar projetos inovadores? Conte aqui nos comentários 😉