Ficar em casa ou em hotel?
Quando viajamos temos muitas preocupações; a hospedagem é com certeza uma delas. Já imaginou ficar em um hotel sujo, ser mal atendido ou ficar na casa totalmente afastada dos locais turísticos? É, são pontos que devemos pesquisar sempre antes de entrar em uma fria.
É cada vez mais comum termos amigos e conhecidos que já se hospedaram em casas ou apartamentos de moradores locais da cidade de destino. Muitos deles já passaram experiências incríveis, se tornaram amigos dos donos e tiveram a estadia ideal. Outros já tiveram experiências não muito agradáveis como o local sujo ou a má localização.
Na realidade, nós também podemos passar por situações péssimas em hotéis mal escolhidos. É por isso que decidi mostrar para vocês os pontos positivos e negativos de se hospedar em hotéis ou casas/apartamentos de locais.
Casas ou Apartamentos
Foto – Apartamento da Airbnb em Paris
O site Airbnb é um dos mais famosos do mundo para locação de acomodações (quartos ou casa inteira), mas também existem outros com a mesma proposta como o Wimdu e op Couchsurfing. Eles são bem simples e trazem opções muito interessantes para passar uma temporada. Mas é claro que existem pontos positivos e negativos:
Positivos
- Preço – O valor pago em uma diária de apartamento completo em NY, por exemplo, sai muito mais barato do que uma diária de hotel.
- Acomodações espaçosas – Você decide o tamanho do quarto ou do apartamento que quer.
- Vivência local – Normalmente os espaços ficam em bairros residenciais e isso é ótimo para conhecer ainda mais a cultura daquele povo.
- Dono do espaço – Quem opta por alugar quartos pode ter uma experiência muito enriquecedora com um próprio local (dono do apartamento ou da casa), conhecendo um pouco mais sobre o dia a dia da população.
- Guia exclusivo – Muitos donos dos locais, que não vão ficar em casa durante a sua passagem, deixam um papel dando dicas mais peculiares de passeios, restaurantes e bares pela região (algo que foge dos guias turísticos mais tradicionais).
- Horários flexíveis – Nesse tipo de acomodação você não precisa se preocupar em perder o café da manhã ou com a camareira que limpará seu quarto; é tudo por sua conta!
Negativos
- Privacidade – Pode ser que você divida o espaço com mais alguém (dono ou outros hóspedes). Por isso vale a pena pesquisar e saber bem o que procura.
- Limpeza – Apesar de terem espaços bem limpos e organizados, você é quem cuida da limpeza do cômodo durante a estadia.
- Localização – Preste atenção na localização da casa/apartamento. Verifique se existe estações de metrô ou trem próximas.
- Segurança – É bom pesquisar um pouco sobre o bairro que você vai ficar. A segurança de hotéis muitas vezes é superior.
- Reservas – O que é bom, pode se tornar um ponto negativo. A reserva precisa ser feita com antecedência e não é como um hotel ou hostel que você pode tentar entrar ao chegar na cidade.
- Faça você mesmo – Normalmente, é você que vai cozinhar, preparar o café da manhã e, claro, subir com as sozinho com bagagens. Tem que ir preparado para ter uma experiência mais local meesmo!
Hotel
Foto – Hotel Peninsula Paris
Quase sempre escolho essa opção e sei que existem muitos pontos positivos. Só que não adianta achar que qualquer hotel serve; é preciso saber escolher. Os pontos positivos e negativos você confere aqui:
Positivos
- Mordomias – O serviço de quarto é uma das melhores mordomias dos hotéis. Isso acaba facilitando muito o dia a dia da viagem e dá para descansar bastante quando estamos no quarto.
- Segurança – Normalmente hotéis bons são muito bem localizados (próximos de estações de metrô e pontos turísticos da cidade).
- Limpeza – A limpeza diária sempre ajuda na nossa organização. Chegar do passeio com a cama feita, toalhas trocadas e mesa limpa é muito aconchegante.
- Staff – Qualquer problema você tem uma equipe especializada para te ajudar. Compra agendada de passeios e reserva de restaurante podem ser feitas sem sair do hotel.
- Kit sobrevivência – Se você esquecer o shampoo ou o adaptador, provavelmente já estará no seu quarto. Se não tiver, é só ligar na recepção e pedir para entregarem; nada de correr para comprar na última hora.
Negativos
- Preço – A reserva dos hotéis bons normalmente é muito mais cara do que o aluguel de casas ou apartamentos.
- Internet, Vallet e Café da Manhã à parte – Vale lembrar que vários hotéis cobram por esses serviços adicionais. Tudo isso vai deixar o passeio ainda mais caro.
- Experiência padronizada – Você não tem a convivência com locais, os guias são os mesmos para todos os hóspedes e sua experiência acaba ficando muito limitada. Nosso contato é muito maior com outros estrangeiros do que com moradores da cidade.
- Falta de flexibilidade – O café da manhã tem horário para acabar e, se quiser o quarto limpo, terá que esperar a camareira passar no seu andar.
- Atendimento ruim – Às vezes o hotel parece ótimo nas fotos, mas não possui um serviço à altura. Por essa razão é muito importante pesquisar o máximo possível antes de reservar.
- Espaço limitado – Quando você pega um quarto, sua área “própria” se restringe a ele. Ao alugar um imóvel, você pode optar por ter o apartamento inteiro.
Já decidiu que tipo de hospedagem irá escolher na sua própria viagem?