O que você precisa saber antes de ir a Amsterdã
Amsterdam é uma das minhas cidades favoritas do mundo. Eu e o Paulo nos identificamos muito com o clima da cidade, sabe? Tudo nela funciona bem e os lugares são encantadores. A cidade é apaixonante e eu adoro cada pequena coisa dela – desde os telhadinhos fofos até os canais espalhados pela cidade.
Nós já visitamos a cidade algumas vezes, então vou contar algumas dicas bem legais para vocês que nunca foram! Nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre o destino antes de ir viajar, né?
Hospedagem
A cidade é cheia de lugares ótimos para se hospedar. Alguns dos melhores bairros são o Joordan, Grachtengordel ou Museumplein. Na nossa última viagem, nós ficamos no Lloyd Hotel & Cultural Embassy, que fica um pouco mais afastado do centro. Esse hotel é uma opção maravilhosa de estadia, porque ele oferece quartos dos mais variados preços, assim qualquer pessoa pode ter acesso a estrutura dele. O prédio é enorme e conta com uma biblioteca e um espaço para exposições. Apesar de não ficar no centro, a localização também é ótima. Se quiserem saber mais sobre o local é só clicar aqui 🙂
Locomoção pela cidade
Bicicleta é a palavra chave! Claro que existem outras formas de locomoção pela cidade, mas é desse jeito que você vai realmente ter uma experiência completa. A cidade inteira possui estrutura para os ciclistas e você se sente andando por um parque o tempo todo. Logo no primeiro dia eu e o Paulo alugamos as bicicletas no Black Bikes. As distâncias não são tão longas e é bem simples entender os caminhos e as ruas de lá. Eu expliquei um pouquinho mais sobre o uso da bicicleta por lá neste post!
Quando ir
Chove bastante em Amsterdam – e em todos os meses. As estações do ano são bem definidas, mas a chuva é típica. Ela normalmente não é forte, mas está constantemente presente no dia a dia da cidade. As temperaturas são mais altas no verão e na primavera, além de os dias serem mais longos. No outono, as temperaturas já ficam mais amenas, sendo que no inverno fica realmente bem frio e o vento é mais forte. O calor na cidade nunca é tão intenso quanto o que estamos acostumados, ou seja, vá preparado para um friozinho.
Eu e o Paulo fomos em abril, na primavera, e adoramos essa época porque a cidade estava toda em clima de festa. Nessa época do ano acontece o Koningsdag, que é um feriado nacional para comemorar o aniversário do rei Willem-Alexander. O que vocês não podem se esquecer é de levar o bom e velho guarda-chuva, além de uma capa ou um casaco impermeável.
Museus
Para quem gosta de museus, Amsterdam é um ótimo destino! As opções na cidade são bem variadas e eles agradam diferentes tipos de público. Para quem gosta de arte, por exemplo, irá amar conhecer o Museu Van Gogh. Tanto a parte interna como também a externa dele são incríveis. Outro lugar, dessa vez para quem gosta de história, é a Casa de Anne Frank. O lugar tem bastante coisa interativa e é ótimo para entender ainda mais a importância de Anne Frank para a história. O Rijksmuseum e o Museu Ons’ Lieve Heer op Solder também são atrações que merecem a visita.
Culinária
Pensem em comidas gostosas e cafés superaconchegantes. Você vai encontrar essas duas coisas em Amsterdam! Alguns dos restaurantes que eu mais gostei de lá foram o Wild Zwijnen, o Greetje e o Restaurant de Kas. Uma comida bem comum por lá é a batata frita com uma maionese especial da cidade e também o stroopwafle, então, não deixe de provar! Ah, caso você goste de queijos, dê uma passadinha no De Kaaskamer – lá eles vendem mais de 250 tipos de queijo e também sanduíches com o tipo de queijo que você escolher como recheio. É uma delícia!
Lugares para visitar
É possível fazer vários passeios pela cidade, mesmo com chuva. Um dos mais diferentes e divertidos que fizemos foi ir até Geintenboerderij. É uma fazenda e lá, além de poder ver os animais e interagir com eles, você pode comer os produtos do café que são produzidos lá mesmo.
As tulipas são muito típicas de Amsterdam e se você quiser ver um lugar cheio delas é só ir até o Keukenhof. É um parque e ele fica aberto entre março e maio – vale demais a experiência, viu? Também dê uma passadinha pelo Marqt Haarlemmerstraat para conhecer um mercado da cidade! Lá você encontra várias opções de produtos orgânicos e muito saborosos.
Não esqueça que todos esses passeios podem ser feitos com a bicicleta, ok? Prometo que alguns minutos pedalando valem a pena. As ruas da cidade são adoráveis e seguras, não tenha medo e aproveite essa chance única 😉
Passe para as atrações
Existem duas opções de cartões para os turistas conhecerem uma grande parte das atrações por um menor preço. O primeiro deles, chamado I Amsterdam City Card, possui três opções, o de 24h, 48h ou 72h. Funciona assim: você escolhe quanto tempo quer que ele tenha validade e pode visitar nesse período de tempo as atrações que ele cobre. Ou você entra “de graça” ou ganha algum desconto no ingresso. É importante checar se os lugares que você quer ir estão dentro da lista de locais que o cartão permite a entrada.
A segunda opção é o Holland Pass. A diferença dele é que inclui ainda mais lugares, mas você só pode escolher ir entre alguns deles, porque o número de tickets é limitado. Ele é melhor caso a atração que você queira ir não esteja inclusa no outro cartão. Caso contrário, recomendo que você compre o I Amsterdam City Card.
Coffeeshops
Os coffeeshops em Amsterdam são lugares que vendem e proporcionam um espaço para o consumo de maconha. Aposto que pensou que era uma cafeteria normal por causa do nome, né? O lugar para tomar café na verdade se chama koffiehuis! A Holanda tem uma política bem liberal e tolerante, portanto é um país com políticas bem progressistas. Um dos coffeeshops mais conhecidos da cidade é o Green House Centrum. Eu e Paulo fomos lá e tomei o melhor chocolate quente do mundo nesse lugar.
Passeio de barco nos canais
Praticamente metade da Holanda fica abaixo do nível do mar, por isso os canais foram construídos. Além deles conterem a água que entrava na cidade, deixam a paisagem ainda mais incrível e única. Para vocês terem uma ideia da importância desses canais para a cidade, em 2010 o Comitê do Patrimônio Mundial decretou a região como um dos Patrimônios da Humanidade da Unesco.
O melhor de tudo é que é permitido fazer passeios de barco e existem opções para todos os gostos: desde os mais requintados até alguns mais simples e baratos. Como essa é uma atração bem característica da cidade, vale a pena viver a experiência completa!
Zaanse Schans
Muitas pessoas associam a Holanda com moinhos de vento e eles realmente são um símbolo do país. Várias áreas com esses moinhos ficam espalhados pelo país, e uma das vilas mais famosas, chamada Zaanse Schans, fica bem pertinho de Amsterdam. Esse é um passeio que não dá para ser feito de bicicleta, mas você pode ir de trem ou de ônibus.
O local é bem turístico e a paisagem é maravilhosa. Os moinhos de vento são apenas uma das atrações: lá você também pode conhecer casinhas típicas, museus e até mesmo fazer passeios de barco. Separe um dia para aproveitar bem a área e se divertir bastante 😉
***
Amsterdam é uma cidade muito importante para mim e para o Paulo. Caso queira entender o porquê é só assistir aos nossos vlogs. Nós mostramos todos os lugares que visitamos e contamos nossa conexão com o local. Ah, também disponibilizei para vocês o nosso roteir – para ver é só clicar aqui!