O que você precisa saber antes de ir a San Francisco
Todo mundo que conhece São Francisco se apaixona pela cidade, mesmo com toda a neblina que a cobre praticamente o ano inteiro. A cidade é encantadora e até mesmo essa névoa e o friozinho deixam o ambiente charmoso, sabe? Eu e o Paulo infelizmente só passamos dois dias por lá e queríamos ter tido muito mais tempo para conhecer o local.
Recomendo que passem pelo menos uma semana na cidade, assim é possível fazer as coisas sem pressa e conhecer ainda mais lugares. Vou contar para vocês o que é importante saber antes de viajar para lá e também dar várias dicas sobre onde comer e quais lugares visitar 😉
Hospedagem
Eu e o Paulo ficamos hospedados em uma cidade linda chamada Sausalito, que fica do lado oposto de São Francisco. Os dois lugares são ligados pela Golden Gate e Sausalito merece uma visita tanto quanto SF. O hotel que nos acomodou foi o Cavallo Point, e eu simplesmente amei. Tivemos sorte de ficar em um dos quartos que tem a vista para a Golden Gate, então logo me apaixonei pelo lugar. Além da acomodação super aconchegante, o café da manhã é ótimo e tem inúmeras opções de comida.
Se você preferir se hospedar em São Francisco, uma das melhores regiões por lá é a Union Square. Fica bem no centro da cidade e facilita bastante na locomoção para os outros bairros, especialmente se você for andar por lá apenas com o transporte público ou de táxi e uber. Boas opções de hotéis na região são o Marriott e o Four Seasons!
Quando ir
Como eu mencionei lá em cima, a cidade fica nublada na maior parte do tempo. Existem muitas correntes de ar na região, por isso o clima é mais ameno. Mesmo que você vá no verão, leve sempre um casaquinho, principalmente durante a noite.
Caso queira evitar o frio, não vá entre dezembro e fevereiro. O inverno não é tão rigoroso na região, sendo que a mínima fica em torno de 7º C, mas o vento é bem gelado e chove bastante. Já nos outros meses do ano as temperaturas são bem agradáveis e ótimas para qualquer tipo de passeio pela cidade.
Locomoção pela cidade
São Francisco não é uma cidade muito grande e você consegue fazer a maioria dos passeios usando o transporte público ou usando algum aplicativo de transporte quando necessário. Um dos maiores “problemas” por lá são as ruas muuito íngremes. Isso cansa bastante, principalmente se você estiver andando por um bom tempo.
Alugar um carro é uma ótima opção e, na minha opinião, uma das melhores, até porque é bem mais cômodo e confortável. Já fiz um post aqui no site sobre como alugar um carro no exterior, deem uma olhadinha nele. Ah, mesmo que você use o carro para se locomover por lá, não deixe de andar no Cable Car. Ele é um bondinho super fofo e que parece ter saído de um filme antigo. Essa era uma das coisas que eu mais estava animada para fazer por lá e amei a experiência.
Restaurantes e cafés
Um dos lugares mais tradicionais de São Francisco é a Boudin Bakery, localizada no Fisherman’s Wharf. Lá eles vendem uma variedade enorme de pães e você pode comê-los com uma sopa também feita pela casa. É delicioso e a sopa pode ser levada para casa em pequenos potinhos.
Outro lugar bem turístico é o Mr. Holmes Bakehouse. A padaria tem o estilo da cidade e é muito fotografada por causa de seu letreiro rosa neon escrito “I Got Baked In San Francisco”. É impossível sair de lá sem uma foto nesse cantinho. Ah, lá você deve experimentar o Cruffin, que nada mais é do que um croissant assado em forma de muffin e recheado com algum creme ou geleia que tiver no dia.
Para comer uma sobremesa maravilhosa você deve ir até a é a Ghirardelli Chocolate & Ice Cream Shop. Eles vendem um sundae delicioso chamado Hot Fudge e, apesar de parecer bem doce, ele é equilibrado. Esse sundae é enorme e a taça pode ser dividida em até 4 pessoas!
Em relação à restaurantes, vou citar três lugares vegetarianos e com pratos incríveis, até mesmo para quem come carne. O primeiro deles é o Nourish Cafe, que tem várias opções de saladas, sanduíches, torradas e smoothies. O lugar é perfeito para quem quer tomar café da manhã ou um lanche da tarde bem refrescante. Outro lugar que vale a pena ir, especialmente se você ama hambúrgueres, é o VeganBurg. Além do ambiente ser uma graça, eles têm ótimas opções de lanches ricos em algum tipo de vitamina ou proteína.
Por último, mas não menos importante, o Greens Restaurant. Além do menu ter opções para todas as refeições do dia, você encontrará pratos com um toque de originalidade, como um ragu mexicano de legumes temperado com ervas e pimenta. O bônus desse lugar é a vista maravilhosa para a baía de São Francisco.
Casas vitorianas
Outro ponto turístico bem conhecido pela cidade são as casinhas vitorianas da Alamo Square. Elas foram construídas entre 1892 e 1896 e a estrutura delas é uma graça – sem falar nas cores, né?
É um passeio bem interessante, especialmente se você gosta de arquitetura. As casas em estilo vitoriano que ainda existem em São Francisco sobreviveram ao terremoto de 1906. Ou seja, além de serem lindas, são cheias de histórias. Ela são tão charmosas que até mesmo viraram cenários para filmes e séries, como Full House e O Homem Bicentenário.
Outros lugares para visitar
São Francisco é cheia de pontos turísticos famosos, mas o mais conhecido por todos é a Golden Gate. Você pode observá-la em alguns pontos da cidade, mas uma das maneiras mais legais de ver a ponte é atravessando de bicicleta. O passeio é divertido e diferente, além de te dar uma perspectiva de como é estar dentro da ponte – e fora de um carro.
Caso queira ver a ponte mais de longe e ainda sim num lugar bonito, é só ir até a Baker Beach. Você aproveita o momento para ver a Golden Gate e também curtir um pouco a praia. Ah, essa praia é conhecida por ser nudista, ou seja, não se assuste com o que vai ver por lá.
Quem gosta de passeios bem turísticos não pode ir embora de São Francisco sem ter visitado o parque Dolores. Ele geralmente é bem cheio, mas proporciona uma vista maravilhosa da cidade. Além dele, a Lombard Street também merece uma visita rápida. A rua é extremamente sinuosa e cheia de flores, é lindo de ver. E se você, assim como eu e o Paulo, gosta de vistas e paisagens, deve ir até o Twin Peaks ou a Coit Tower para ter uma visão panorâmica de São Francisco.
Você também pode fazer uma daytrip para a ilha de Alcatraz, que é linda e também cheia de história. No topo da ilha funcionava um presídio, atualmente aberto a visitação. Os passeios por lá são todos guiados e vale super a pena ir! Ah, além de Alcatraz, vá até o Pier 39 caso tenha tempo. O local é lotado na maior parte do tempo, principalmente porque a região fica cheia de leões marinhos! Além disso, o local tem várias lojinhas e brinquedos de parque de diversão – uma excelente alternativa para quem está viajando com crianças.
***
São Francisco foi uma das minhas viagens preferidas, mesmo tendo ficado tão pouco tempo por lá. A cidade é incrível e ainda tenho vontade de voltar para conhecer os lugares que não tive tempo. Se vocês quiserem saber qual foi o roteiro da nossa viagem é só clicar aqui! Também não deixe de assistir aos vlogs 😉