Como ampliar espaços pequenos?
Com imóveis cada vez menores, a gente precisa usar a criatividade para montar uma decoração bonita, funcional e, claro, que dê uma sensação de amplitude. Por mais que você tenha uma casa grande, provavelmente pelo menos um dos cômodos é mais apertado, seja o lavabo ou até mesmo a sala de estar.
Mas a falta de espaço não precisa ser encarada como um problema, afinal, não faltam truques na hora de decorar ambientes compactos. Decidi compartilhar 8 dicas que podem fazer a diferença na hora de montar o seu décor 😉
APOSTE NAS CORES CLARAS
Paredes, tetos e pisos mais claros ajudam a trazem amplitude para o espaço. Não estou falando só de branco e off-white não, tá? Tons pastéis e até mesmo um cinza mais claro podem funcionar muito bem nos móveis, por exemplo. Invista em revestimentos e acabamentos claros para, aí sim, apostar em pontos de cor nos acessórios como almofadas e itens decorativos nas estantes e mesas.
ESPELHOS SEMPRE AJUDAM
Não, você não precisa ter uma parede toda espelhada para ampliar o quarto – a não ser que você queira, é claro. Um espelhão até mesmo encostado na parede faz toda a diferença.
INVISTA EM ELEMENTOS VAZADOS E/OU TRANSPARENTES
Elementos vazados ou transparentes trazem muito mais leveza para o ambiente. Ao invés de usar uma estante fechada, vale apostar nas peças modulares e vazadas ou até mesmo com fundo de vidro 😉 Uma cadeira com encosto vazado na sala de jantar ou uma mesa de centro com pés palito na sala também causam o mesmo efeito.
APROVEITE O ESPAÇO VERTICAL
Por mais baixo que seja o pé direito do ambiente, use as paredes e todo o espaço vertical a seu favor. Coloque armários, prateleiras ou nichos e aproveite o espaço disponível nas paredes. Atravancar a circulação com móveis, estantes e baús grandes dá uma sensação de “aperto” no ambiente, né?
ATENÇÃO PARA MÓVEIS MUITO GRANDES
Relembrando o que falei no tópico anterior, é preciso ter muito cuidado com o tamanho dos móveis nesses espaços reduzidos. Um sofá grande demais pode acabar com a sua sala, sério. Prefira um sofá menor e, quem sabe, uma poltrona do outro lado. Essas pequenas mudanças deixam o espaço mais agradável.
O ideal também seria apostar na marcenaria sob medida, porque a otimização do espaço é muito maior. Na cozinha, por exemplo, esse detalhe muda completamente a organização e praticidade dentro do ambiente. E mesmo que a grana esteja mais curta ou você não queira investir em móveis sob medida nesse momento, vale a pena medir bem antes de comprar um sofá, uma estante ou um armário. Fique atento a profundidade das peças – estantes com prateleiras muito largas podem atravancar toda a sala.
PORTAS DE CORRER SÃO BOAS ALIADAS
Nem preciso falar o quanto essas portas otimizam espaço, né? Cozinhas e banheiros, que normalmente precisam de mais espaço para armários, podem ser bons cômodos para fazer o teste.
PREFIRA A ILUMINAÇÃO INDIRETA E NATURAL
Iluminação indireta é uma boa aliada para ambientes íntimos da casa como quarto, sala e até mesmo lavabo. Não faltam opções de peças para dar esse efeito: arandelas, painéis iluminados, luminárias, abajures, spots… Já na sala e na cozinha, tente aproveitar ao máximo a iluminação natural!
LISTRAS SÃO BEM-VINDAS
As listras, especialmente verticais, podem ajudar em muitos casos. Na sala, por exemplo, um tapete listrado ou um papel de parede com listras delicadas pode valer bastante a pena.
Já no quarto, dá para apostar nas cabeceiras. Não digo apenas em investir em tecidos listrados, mas em peças diferentes como a cabeceira com ripas de madeira.
***
Viu só como dá para decorar um espaço pequeno de uma forma supercharmosa? Não deixe de comentar aqui embaixo se tiver mais alguma dica 😉