5 lugares que você precisa conhecer em São Petersburgo
Talvez uma das coisas que eu mais goste em viagens é a parte do planejamento. É nesse momento, antes mesmo de fazer a mala, que descubro curiosidades e cantinhos surpreendentes no destino. Com a Rússia não tem sido diferente e parece que a cada dia quero colocar mais uns 10 pontos no meu roteiro!
São Petersburgo é um dos lugares mais encantadores por lá e, obviamente, é um dos que mais estou ansiosa para conhecer. As construções e os jardins de lá são tão lindos que é praticamente impossível sair do país sem ter aquele gostinho de “quero mais”, sabe?
Como já fiz um post falando sobre as principais regiões da cidade, resolvi ser um pouco mais específica dessa vez. Escolhi 5 lugares que eu e o Paulo gostaríamos muito de conhecer e vou falar para vocês quais são!
Hermitage
Não é à toa que o Hermitage é considerado um dos museus mais incríveis do mundo. O acervo dele conta com mais de 3 milhões de obras! Nesse universo imenso de artigos históricos, você encontra de tudo um pouco. Alguns dos quadros mais significativos expostos por lá foram feitos por artistas como Picasso, Van Dyck, Rebrandt e Cézzane.
O local é, na verdade, um complexo composto por 5 edifícios. Um deles, talvez o mais famoso, é o Palácio de Inverno. Esse é um dos passeios mais essenciais caso você viaje para lá. São tantas peças e de tempos tão variados que é como um mergulho na história da humanidade.
Peterhof
Praticamente todas as construções antigas de São Petersburgo são maravilhosas e Peterhof é um ótimo exemplo disso. O Grande Palácio, que é um dos pontos principais dessa área, foi inspirado em Versailles, então vocês já conseguem imaginar a grandiosidade do local, né?
Além da estrutura dele ser incrível, os jardins, fontes e outros palácios menores são tão encantadores quando ele. Como o espaço é enorme, você tem que tirar pelo menos metade do seu dia se quiser conhecer tudo por lá. É sempre bom programar os horários com algumas folgas para também não ter que fazer tudo na correria.
Catedral de Santo Isaac
A Catedral de Santo Isaac é um dos lugares mais lindos de São Petersburgo não só pelo seu exterior como também por toda a decoração da parte interna. A construção da Catedral foi finalizada em 1858 e é um dos principais centros ortodoxos da Rússia.
A cúpula do edifício é banhada de outro e dentro do espaço você encontra várias esculturas de anjos, apóstolos e evangelistas. Ah, você pode subir até o topo da cúpula pelas escadas em formato de caracol. Nem preciso falar que a vista é maravilhosa, né?
Catedral do Sangue Derramado
Essa é uma das igrejas mais conhecidas da Rússia. Ela foi inspirada na estrutura da Catedral de São Basílio em Moscou, mas as cores não são tão fortes. No entanto, ela é tão linda quanto a outra, também cheia de detalhes e particularidades. Dentro da Igreja há vários murais feitos de mosaicos russos que são simplesmente encantadores!
Agora uma curiosidade em relação ao nome desse lugar. O Czar Alexandre II da Rússia foi assassinado em 1881 bem na área onde a Igreja foi construída. Ou seja, a localização é como um marco desse acontecimento. Por esse motivo ela ficou conhecida como Igreja do Catedral do Sangue Derramado, quando na verdade seu nome oficial é Igreja da Ressurreição de Cristo.
Palácio e parque Pavlovsk
Diferente da maioria dos lugares de São Petersburgo, a fachada desse palácio é mais simples e não é tão detalhada. Mesmo assim, o local continua sendo lindo e os jardins deixam tudo ainda mais incrível. Passear pelo Pavlovsk é como estar em um cenário de filme de época.
O arquiteto que projetou todo o espaço foi o britânico Charles Cameron, por esse motivo há várias características inglesas no palácio e principalmente no jardim. Por ter um estilo diferente dos outros locais da cidade, é um lugar super interessante para conhecer.
***
Fico cada vez mais impressionada com a beleza da Rússia, juro! Não vejo a hora de viajar logo para lá! E vocês, o que acharam dos lugares? Têm mais alguma dica?