
Passeios gratuitos em São Petersburgo

Não tem nada melhor do que viajar e fazer vários passeios de graça, né? Uma das coisas que mais costumamos gastar dinheiro, principalmente em passeios internacionais, é com entradas para museus e outros locais abertos a visitação. Felizmente, a maioria das cidades no mundo oferece opções incríveis de atividades gratuitas e interessantes. Em São Petersburgo, na Rússia, isso não seria diferente!
Por lá é possível conhecer vários locais maravilhosos gastando apenas dinheiro com a locomoção e alimentação. Se quiser saber como economizar um pouco durante a viagem, é só adicionar ao roteiro alguns dos lugares que vou compartilhar com vocês agora. Tem de tudo um pouco
Catedral de Nossa Senhora de Cazã

Foto: In Your Pocket
Diferente das típicas igrejas da cidade, coloridas ou com muito ouro, a Catedral de Kazan, como ficou conhecida, tem cores mais sóbrias e arquitetura clássica. Além de toda a beleza da construção, dentro da igreja existem vários mosaicos, afrescos e esculturas encantadoras.
A estrutura da catedral teve grande inspiração na Basílica de São Pedro, em Roma, por isso algumas de suas partes são bem semelhantes. O espaço ainda é muito usado pelos moradores da região para rezarem, e não é tão turístico quanto a Catedral do Sangue Derramado, por exemplo. Ah, recomendo que você entre nela usando algo que cubra o cabelo. As russas usam chapéu ou algum lenço na cabeça como forma de respeito.
Parques e Jardins
São Petersburgo tem parques e jardins lindos. Se você ama áreas verdes ou quer sair um pouco da monotonia de museus e igrejas, eles são uma ótima opção. O Summer Garden é um dos mais visitados e também está entre os mais belos da cidade. Os jardins são super bem cuidados, assim como as fontes e esculturas maravilhosas. Além disso, existem um túnel coberto por plantas que forma um ótimo cenário para fotos
Apesar de boa parte do parque ter sofrido grandes danificações após inundações em 1777, toda a estrutura dele foi logo restaurada. Algumas estátuas não puderam ser expostas novamente, mas o local ainda possui mais de 70 esculturas espalhadas por toda a sua área.

Foto: Local Way
Em relação aos outros jardins, existem vários deles espalhados por lá. Os principais são os de Tavrichesky, Mikhailovsky e Yusupov. Todos eles são lindos e acompanhados por construções históricas deslumbrantes. Em New Holland, uma ilha dentro da cidade, existem várias áreas verdes, como já mencionei no post de regiões interessantes.
Museus

foto: Orange Smile
O Hermitage é um dos principais museus do mundo e recebe milhares de visitas diariamente. Toda primeira quinta-feira de cada mês a entrada é gratuita. Se tiver a oportunidade de ir, não deixe ela passar. Outros museus da cidade, que não são tão famosos quanto o Hermitage, não cobram a entrada em nenhum dos dias de funcionamento, como no caso do Sigmund Freud Museum of Dreams e do Museu Vladimir Nabokov.
O primeiro tem duas salas que representam o consciente e o inconsciente. Por esse motivo, são separados como “sala de luz” e “sala escura”. É um passeio muito interessante para quem se interessa por psicanálise ou quer conhecer mais sobre as teorias de Freud. O segundo museu é o local onde o famoso escritor Vladimir Nabokov nasceu. Por lá os visitantes têm a chance de conhecer o interior da casa do romancista e também ter uma ideia de como eram as moradias na região.
Monastério Alexander Nevsky

Foto: Pavlikhin
Sendo um dos mais importantes monastérios ortodoxos de São Petersburgo, o Alexander Nevsky reúne turistas de todo o mundo. O complexo abriga algumas das construções mais antigas da cidade – foi fundado em 1710 por Pedro I da Rússia. Bem antigo mesmo, né?
Também existem cemitérios dentro do local com túmulos de pessoas super famosas, como Dostoiévski e Tchaikovsky. No entanto, é cobrada uma pequena taxa para entrar nessa parte do mosteiro. Nesse caso, o passeio extra depende do gosto da pessoa. Ah, a parte dos cemitérios é bem similar com a do Recoleta, em Buenos Aires!
Free Tour

Foto: @suchgreatsights
Por último, mas não menos importante, o St. Petersburg Free Tour. A empresa tem tours pagos, mas o gratuito é perfeito para quem quer ter um panorama geral da cidade e dos principais pontos turísticos. O passeio é feito a pé e dura cerca de três horas. Pode ser um pouco cansativo, mas vale a pena.
É super importante que você reserve sua participação no grupo antes, porque a agência é bem conhecida por lá. Como esse tour é gratuito, a procura é ainda maior. Caso queiram conhecer os lugares do roteiro e garantir a inscrição, é só clicar aqui
***
Tem muita coisa boa para fazer por São Petersburgo sem gastar muito. Os parques são maravilhosos e os passeios culturais agradam até mesmo quem não é muito fã de história.
Eu e o Paulo estamos super animados para conhecer um pouco do país! Ah, não se esqueçam que adoro ler as sugestões de passeios de vocês aqui nos comentários!