Doces Típicos que Você Precisa Provar se for a Portugal
Todo mundo sabe que uma das coisas mais prazerosas do mundo é comer. E existe coisa melhor do que experimentar diferentes comidas ao redor do mundo? Quando a gente visita um lugar, principalmente um que ainda não conhecemos, ficamos tentados a acrescentar diversos restaurantes no roteiro. E nada mais justo, né? Acho que esse é, sim, uma da melhores formas de conhecer um pouquinho mais sobre uma região.
Foi justamente por isso que preparei para vocês uma pequena listinha de alguns doces que não podem ficar de fora do seu roteiro em Portugal! Eu e o Paulo estamos de viagem marcada para o país e é claro que eu já estou ansiosa para comer muitos doces tradicionais por lá. Deixei também algumas dicas de lugares que valem a pena experimentar essas delícias 😉
Pastel de Nata/Belém
Pastel de nata ou de Belém? Na verdade esses dois “pastéis” não são a mesma coisa! Essa confusão com o nome acontece por conta da famosa receita produzida pela Pastelaria de Belém, fundada na década de 1830, a partir da criação original de um pasteleiro do Mosteiro dos Jerónimos. É somente ele que leva esse nome e nos outros locais eles são conhecidos como pastéis de nata. Um dos melhores lugares para se experimentar o doce é na Fábrica da Nata, que tem loja em Lisboa e em Porto, ou na Antiga Confeitaria de Belém, que fica na Rua Belém 84-92, em Lisboa.
Pão de rala
Gila (abóbora-chila) e limão são os ingredientes que destacam esse doce dos demais. Mais uma receita que leva ovos, açúcar e amêndoas. O pão de rala tem origem no Alentejo e era feito dentro dos conventos. Um ótimo lugar para provar o doce é na Pastelaria Conventual Pão de Rala, em Évora.
Ovos Moles de Aveiro
Esse doce, tradicional da cidade de Aveiro, nada mais é do que uma simples massa composta por gema de ovo, açúcar e água, envolvida por uma película que se assemelha a hóstia. Seu formato normalmente segue temas marinhos, como animais e conchas. Uma curiosidade desse doce é que eles só podem ser produzidos lá em Aveiro e existe até uma legislação própria para manter a regra. Tudo isso para evitar que a receita original fosse perdida ao longo da história.
Lugar para comer: Confeitaria Peixinho, a casa mais antiga de Ovos Moles de Aveiro – aberta desde 1856.
Torta de Azeitão
Se em seu roteiro estiver a península de Setúbal, não deixe de passar por Azeitão e experimentar a torta que leva seu nome. Na verdade, a torta é mais parecida com um rocambole, que tem a canela como ingrediente surpresa. Eu aconselho vocês a experimentarem esse doce na Pastelaria Regional Cego. A lanchonete fica em Vila Nogueira De Azeitão, Setúbal.
Salame de Chocolate
O nome é claro: salame. Mas, este aqui foge por completo daquele com o qual estamos acostumados. Foge também em relação aos ingredientes utilizados na produção. Destoando da maioria dos doces portugueses, essa delícia tem uma diferença gritante: o chocolate! Na receita ainda vai bolacha, manteiga, açúcar e, claro, gemas. Um restaurante que indico para provar essa delícia é o Floresta das Escadinhas, em Lisboa.
Queijada de Sintra
As queijadas de Sintra são tem um recheio à base de queijo fresco, açúcar, ovos, farinha e canela, envolvido numa massa crocante. A canela, na verdade, nem sempre é adicionada à receita – é um ingrediente que não fazia parte na receita original, mas que tem sido aderido com bastante frequência pelas padarias portuguesas. Um lugar legal para comer essa queijada é na Piriquita, fundada em 1962, em Sintra.
Travesseiro de Sintra
Quando o assunto é doce, Sintra definitivamente precisa entrar no seu roteiro. Além de ser Patrimônio Mundial da UNESCO, pela riqueza gastronômica, monumentos, lendas e paisagens fantásticas, essa “vila” tem muitos doces populares. As queijadinhas podem ser até desconhecidas por alguns, mas é impossível mencionar o local e não falar de seus famosos “travesseiros”!
O recheio de creme de ovos com amêndoas é um clássico português, mas o que torna tudo mais especial é a massa folhada coberta com bastante açúcar. Dá água na boca só de ver a foto, né?
Sericaia
Dizem que esse doce nasceu nos conventos do Alentejo e passou a ser um clássico por lá. É um bolo bem cremoso e molhado com sabor de limão. Obviamente que na receita podemos encontrar ainda ovos, farinha, leite e açúcar; por vezes a canela é acrescentada.
Pastel de Santa Clara
Já que abri a lista com um clássico pastelzinho de nata, nada mais justo do que finalizar com um outra delícia amada por nós brasileiros! Esse pastelzinho com recheio ultracremoso de gemas envolto em uma massa folhada crocante é simplesmente irresistível. A origem dessa maravilha está no próprio nome do doce: o Convento de Santa Clara, em Coimbra.
O doce relativamente barato fazia (e ainda faz) o maior sucesso entre os estudantes da Universidade mais antiga de Portugal!
***
Ufa, esses são só alguns dos doces que quero provar na minha visita ao país! Tem mais dicas de pratos ou sobremesas típicas portuguesas? Não deixe de comentar aqui, afinal, não tem nada melhor do que viajar comendo bem 😉