Conheça Guimarães: A Cidade Berço de Portugal
Muitas cidades portuguesas ainda mantém suas essências tradicionais e com um estilo medieval, como no caso de Óbidos. Outra região que também segue essas mesmas características é Guimarães! O local é até mesmo considerado “cidade berço” de Portugal, tanto pelas batalhas ocorridas nessa área séculos atrás como também pelo fato do primeiro rei do país, Afonso Henrique, ter nascido por lá.
Conhecer espaços históricos é sempre incrível, principalmente por conseguir emergir um pouco mais a fundo na cultura do país. Quem acompanha nossos vlogs de viagem sabe o quanto eu e o Paulo adoramos entender a história dos locais, por isso sempre tentamos adicionar esse tipo de local ao nosso roteiro. Se você também tem vontade de conhecer Guimarães, ou apenas curiosidade para saber o que fazer por lá, é só ler todas as dicas que vou dar 😉
Como chegar
Guimarães fica bem ao norte do país. Para quem planeja ir para o Porto, por exemplo, conhecer a cidade é super simples. Ela fica a pouco mais de 50 km do Porto – mais ou menos 50 minutos de carro. Para quem não tiver alugado um veículo, é possível fazer o trajeto de trem, sendo que ele demora uma hora e quinze minutos em média.
Como os dois caminhos possuem quase o mesmo tempo de duração, você pode escolher qual prefere. Caso queira ter uma noção dos preços e, quem sabe, garantir a reserva de um carro, é só clicar aqui! Quanto aos trens, ou “comboios“, a passagem costuma sair em torno de 3€.
Onde se hospedar
Boa parte dos pontos turísticos de Guimarães pode ser vista em apenas um dia. Ainda assim, algumas pessoas pessoas optam por dormir na cidade antes de seguir com o roteiro, principalmente aquelas que estão fazendo uma road trip. Se esse for esse for o seu caso, não deixe de reservar o hotel antes da viagem.
Uma das opções mais interessantes é a Pousada Mosteiro de Guimarães. Ela fica em um antigo mosteiro agostiniano do século XII, então quem curte história vai adorar o local. Para quem quiser opções mais modernas, duas boas escolhas são o Santa Luzia ArtHotel e o Villa Margaridi. Os dois possuem acomodações confortáveis e costumam ser bastante elogiados pelos turistas 🙂
Onde comer
Caminhando por Guimarães você encontrará ótimos restaurantes, principalmente se tentar explorar a cidade pensando como um local. Eu e o Paulo sempre tentamos conhecer diferentes aspectos da culinária de cada lugar. Do mesmo modo que gostamos de experimentar pratos de restaurantes estrelados, não abrimos mão de visitar um espaço mais simples e provar pratos bem típicos e tradicionais.
Para ter diferentes experiências como essa, selecionei 4 restaurantes. O Le Babachris e A Cozinha por António Loureiro são locais mais requintadas. Já para um restaurante com pratos mais baratos e ainda sim deliciosos, não deixe de ir ao Fentelhas e ao Cor de Tangerina. Esse último que citei tem um menu inteiramente vegetariano. Entre os pratos estão arroz com cogumelos selvagens e queijo da ilha ou caju com salsicha de soja, vegetais e purê de batatas com tomilho.
O que visitar
Por ser uma cidade pequena, os pontos turísticos de Guimarães ficam bem próximos uns aos outros. Em uma caminhada curta você já consegue visitar o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança. Os dois lugares abrem somente depois das 10h, então nem adianta acordar muito cedo para conhecê-los.
Outro marco da cidade é a Igreja Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos. Sua construção foi concluída por volta de 1785 e desde então ela tem sido um ponto icônico de Guimarães. Quem curte museus também pode dar uma passadinha pelo Museu de Alberto Sampaio. O acervo dele conta com mais de 2 mil objetos e peças dos séculos XIV, XV E XVI. Ele não abre às segundas-feiras, por isso tome cuidado para se programar direitinho!
Teleférico Guimarães
Uma das paisagens mais bonitas da região é a do Teleférico Guimarães. Ele une Guimarães à Montanha da Penha e ao longo do trajeto você terá uma visão diferenciada da cidade. A distância entre os dois pontos é de 1700 metros e a 400 metros de altitude. Pense duas vezes antes de ir caso você tenha medo de altura!
Os horários de funcionamento dele variam de acordo com a época do ano. Vou deixar o link do site deles aqui para você ver direitinho quando pretende ir e quais serão os horários dele naquele dia e mês.
***
Gostaram das dicas? Se você for para outros lugares de Portugal, também não deixe de dar uma olhada nos posts sobre as outras cidades e regiões. Já compartilhei informações essenciais sobre diferentes regiões do país, como o Algarve, Porto e Lisboa 🙂