Coberturas Resistentes Ao Calor
Um dos maiores desafios de todo confeiteiro no Brasil é lidar com o calor. Afinal, as temperaturas são altas na maior parte do ano. Consequentemente, a estrutura e o sabor de alguns doces ficam comprometidos.
No caso das coberturas de bolo, é preciso ter cuidado para que elas não fiquem muito tempo fora da geladeira, correndo o risco de derreterem. Algumas alternativas são um pouco mais resistentes a temperaturas altas, como vamos explicar para vocês agora. Ainda assim, não abusem da sorte e evitem deixar a sobremesa por horas exposta ao calor!
Pasta americana
Começando o post com uma das opções mais comuns atualmente: a tão falada pasta americana. Apesar de não ser tão saborosa, essa é uma cobertura super resistente ao calor e não derrete tão fácil quanto um chantilly, por exemplo.
Quando preparada com cuidado e delicadeza, a finalização do bolo fica bem bonita. Ah, e para conseguir um melhor resultado, tome cuidado com os cortes e possíveis rachaduras na pasta. Depois, é só deixar a criatividade fluir e moldar a pasta americana da forma como preferir.
Glacê mármore
Cobertura tradicional do bolo de noiva de Pernambuco, o glacê mármore é uma opção que costuma aguentar boas horas no calor. No entanto, é importante levar em consideração que essa resistência toda depende do recheio do bolo e da massa escolhida.
Os ingredientes para prepará-lo são bem simples: claras, açúcar de confeiteiro e suco de limão. A consistência é bem similar a da pasta americana, mas com um sabor mais diferenciado. Assim como a pasta americana, o glacê mármore deixa o bolo com um acabamento lindo e super liso.
Bônus
As três sugestões que daremos agora não são 100% a prova de calor. De qualquer forma, elas acabam sendo mais resistentes do que outras coberturas e merecem uma menção
😉
Glaçagem
O famoso bolo de vidro é chamado assim por causa da glaçagem espelhada, que dá aquele efeito tão especial. Mesmo sendo um pouco mais complicada de ser preparada, essa é uma ótima cobertura para bolos que ficarão na mesa enquanto estão sendo servidos.
Buttercream italiano
O tradicional merengue ou buttercream não são opções muito inteligentes para dias de calor. Porém, a versão italiana do buttercream tem um pouco mais de estrutura e aguenta ficar fora da geladeira por mais tempo.
O diferencial dessa receita está no forma como ela é preparada. A água e o açúcar vão antes para uma panela, até que essa mistura fique quente e homogênea. Essa calda quente é acrescentada nas claras de ovo batidas, fazendo com que elas deem uma leve “cozida”. E caso você queira deixar essa cobertura com uma corzinha, recomendo que usem o corante em gel!
Chantininho
Quem aí ama leite ninho? Esse ingrediente tão adorado também serve para dar uma textura e consistência mais pesada ao chantilly vegetal, usado pela maioria dos iniciantes na confeitaria.
E não adianta fazer com o creme de leite fresco, porque não dará certo, ok? Basta misturar algumas colheres de leite ninho no chantilly e a mágica irá acontecer. Para deixar a cobertura mais lisinha, também é possível adicionar um pouco de leite condensado.
***
Já testaram algumas dessas opções em casa? Não deixem de comentar a experiência de vocês com cada tipo de cobertura 😉