Sobre o Carnaval de Veneza
Bem diferente da nossa celebração, o tradicional Carnaval de Veneza é conhecido pela pompa e fantasias que relembram a nobreza de séculos atrás. Eu até contaria para vocês a data exata de quando a festa começou a acontecer por lá, mas até hoje os historiadores não chegaram a uma conclusão definitiva. Então, vamos considerar que tenha sido por volta do século XVI.
As máscaras, tão características do Carnevale di Venezia, eram usadas como forma de manter o anonimato. Sendo assim, as pessoas participavam das festas sem serem reconhecidas – e, o mais importante, sem revelar a qual classe social na qual elas pertenciam. Assim, todo mundo conseguia comemorar as festas sem muitas divisões sociais. Bem interessante, né?
A tradição das máscaras e trajes de época continuam até hoje, com festas temáticas, paradas e várias outras atrações. Por esse motivo, turistas de todo o mundo visitam a cidade nessa época do ano. Até porque, conhecer uma cultura tão diferente como essa é sempre uma aventura.
Caso você esteja planejando curtir o Carnaval de Veneza ainda esse ano ou pretende se programar para os seguintes, aqui vão algumas dicas importantes para dar tudo certo na hora do planejamento 😉
Quando acontece
Assim como o carnaval brasileiro, a comemoração de Veneza acontece entre fevereiro e março. Agora em 2019, por exemplo, as festas acontecem entre 16 de fevereiro e 5 de março. Mesmo tendo eventos durante todo esse período, os mais populares se concentram nos finais de semana.
Ou seja, vale a pena reservar pelo menos um final de semana para visitar Veneza e ver um pouco da celebração carnavalesca deles. Ah, e não se esqueçam que esses meses do ano costumam ser mais frios – o oposto do nosso carnaval no verão!
Fantasias
Para entrar no clima do carnaval, não deixe de alugar uma fantasia para se misturar com os próprios moradores da cidade. Apesar dos trajes não serem obrigatórios, é legal participar da festa como um local. Confesso que as fantasias acabam sendo um pouco caras, mas é uma experiência única e super diferente.
Máscaras
Como eu adiantei para vocês logo no início do post, as máscaras são uma característica importante do carnaval veneziano. Por isso, não abra mão de comprar uma para você. Além de ser legal para participar da festa, você pode guardá-la como recordação.
Algumas das lojas como o Atelier Marega oferecem aulas curtas explicando um pouco da tradição das máscaras e também os bastidores da criação e confecção das fantasias. Para os mais curiosos, é bem interessante de ver – mesmo sem entender tão bem a língua. Outro lugar para comprar máscaras bem tradicionais é o Mondonovo Maschere, conhecido pela produção de máscaras por mais de três décadas.
Ah, e só para vocês saberem, existem vários modelos de máscaras. As mais conhecidas são a bauta, a moretta, o arlechino, a colombina e o zanni. Deem uma pesquisada em cada uma delas e veja qual a sua preferida 😉
Eventos
Agora, vamos falar de eventos. Já mencionei no post que as principais apresentações acontecem nos finais de semana. Ainda assim, acho válido participar de pelo menos uma das festas ou workshops para explorar outras formas de aproveitar o carnaval.
Como são muitas atividades, vou deixar linkado para vocês o site oficial do Carnevale di Venezia. Infelizmente ele só possui as informações em inglês e italiano, mas já dá para ter uma ideia melhor do que esperar.
***
E então, gostaram de conhecer um pouco sobre as comemorações carnavalescas de outro país?