Batedeiras: Qual Tipo de Batedor Usar?
Até mesmo pessoas mais experientes na cozinha ficam em dúvida quanto a diferença entre cada tipo de batedor da tão preciosa batedeira planetária. Diferente da batedeira comum, com pás fixas no centro do aparelho, as planetárias costumam ter três opções de batedor: a pá ou raquete, o globo e o gancho.
Cada um deles possui uma função diferente, assim como os dois movimentos circulares da batedeira (de rotação e translação). Para entender melhor como esses acessórios funcionam, vamos explicar a função deles e dar dicas de como – e quando – utilizá-los 😉
Pá ou raquete
Bolos mais encorpados e cookies pedem por um batedor que deixe a massa bem estruturada. Nesses casos, a pá é mais indicada. Os ingredientes para essas receitas costumam ser mais densos, principalmente quando o preparo leva manteiga e açúcar. Esse também é o batedor ideal para massas podres, que também costumam ter uma textura mais pesada.
Gancho
Quando se trata de pães e brioches no geral, o gancho é o batedor perfeito. Ele consegue sovar a massa quando utilizado na velocidade média ou baixa, facilitando a vida de todo bom cozinheiro. Afinal, sovar a massa com nossas próprias mãos acaba sendo um trabalho bem cansativo!
Globo
Para misturas que precisam incorporar ar, o globo é o tipo de batedor ideal. Geralmente ele costuma ser mais usado para massas leves e que não precisam de força. Para a receita do bolo de bem casado, por exemplo, o ideal é que esse seja o batedor utilizado. Claras em neve, merengues, glacês e o chantilly, por exemplo, podem – e devem – ser batidos com ele.
LEIA TAMBÉM
Para saber outras dicas relacionadas aos utensílios e produtos de confeitaria, é só dar uma olhadinha nos posts abaixo:
- ITENS ESSENCIAIS PARA CONFEITARIA
- 8 FORMAS CRIATIVAS DE USAR CORTADORES DE BISCOITO
- CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS DE FORMAS E ASSADEIRAS