Doces com queijo: Saiba quais tipos usar
Quem aí ama juntar doce com salgado? Dependendo dos ingredientes, os sabores formados acabam sendo bem inusitados. Mas, no geral, as combinações são deliciosas e agradam a maioria dos paladares – até mesmo os mais exigentes!
Doces com queijo, por exemplo, são cheios de sabor e personalidade. Dependendo do tipo do produto, até mesmo a textura da sobremesa fica mais autêntica e gostosa. Então, para quem tem interesse em saber mais sobre a utilização do queijo na confeitaria, aqui estão algumas informações bem rápidas e práticas 😉
Marcarpone
Apesar de caro, o mascarpone é um dos melhores queijos para doces. Para vocês terem uma ideia, o tiramisù, clássico italiano, utiliza como base esse ingrediente! Ele é tão adorado dentro do universo das sobremesas por ser mais levinho e quase adocicado. Ou seja, com um sabor neutro e textura divina.
Além do tradicional tiramisù, com o mascarpone vocês também podem fazer bolo pavê, bolo red velvet e bolo mousse de morango. Ah, e é claro que essas são apenas algumas das centenas de opções. Sintam-se livres para deixar a criatividade fluir!
Cream cheese
Outro queijo leve e com sabor suave é o cream cheese. Ele serve tanto para dar uma quebrada no doce das sobremesas como também para deixar tudo mais cremoso. Quem acompanha as receitas aqui do site, por exemplo, sabe que boa parte dos cremes e mousses levam o ingrediente.
Vamos mencionar só alguns dos doces: bolo cremoso de abacaxi com coco, cheesecake romeu e julieta, chocotorta, bolo mousse de maracujá…
Ricota
Feita do soro do leite, e não do coalho como a maioria dos outros queijos, a ricota é um produto especial. Assim como o marcarpone e o cream cheese, ela é super versátil e ainda conta com a vantagem de ter poucas calorias. Para saber como utilizá-la, basta procurar por tortas e mousses que tenham esse queijo entre os ingredientes e aproveitar!
Bônus: gorgonzola, parmesão e queijo minas
Os mais ousados não podem deixar de provar sobremesas com queijos de sabores mais marcantes. O gorgonzola e o parmesão, por exemplo, são facilmente reconhecidos. Com relação ao queijo minas, recomendo que testem essa receita incrível de brigadeiro de queijo. Vocês não irão se arrepender 😉
***
Gostaram das sugestões? Comentem por aqui se vocês já utilizam esses queijos no preparo de sobremesas!