Especiarias e Ervas aromáticas – Cravo
Quem nunca preparou um prato bem bonito para receber visitas, ou foi surpreendido com um bolo bem bacana numa festa surpresa? O legal é que a comida é um meio de transmissão de afeto. Porém, acredito que muita gente já se deparou com um prato de aparência fantástica, mas que não agradou muito no sabor, o que me faz dizer que para o preparo ideal de comida, além de carinho tem que ter uma dose de conhecimento. A união entre a emoção e a racionalidade!
Os chineses trabalham em sua gastronomia a mistura de elementos contrastantes, misturando sabores picantes e suaves, doces e salgados, ácidos e amargos. Esse conhecimento milenar garante a presença de cores variadas, aromas encantadores sem contar nos diversos nutrientes. É no ideal de equilíbrio, representado pelo Yin Yang, que isso se baseia. Frituras, assados e especiarias picantes são representados pelo elemento Yang (o lado claro) e as preparações cozidas em líquido, as cruas e condimentos suaves pelo elemento Yin (o lado escuro). Assim, a preocupação com o equilíbrio garante uma atenção com a saúde. Saber dosar os elementos é garantir nutrição e boas emoções!
foto: Everyday-me
O Cravo da Índia, que na verdade é nativo da Indonésia, É um elemento Yang amplamente usado em todo o mundo. Sua inadequada utilização resulta num desequilíbrio que é muito desagradável. Quem nunca se distraiu comendo um docinho e mordeu um cravo? Nossa! O exemplo clássico é o beijinho de côco. Mas calma gente! O cravo não é uma especiaria malvada, ele é muito intenso e merece atenção e cuidados para nos trazer benefícios e prazer. É com carinho e estudo que trago neste post o Cravo da Índia!
Na hora de temperar um tender no Natal, fazer um molho bechamel, condimentar um vinho quente, ou mesmo usar os condimentos à base de especiarias como o Cinco Especiarias Chinesas ou o Quatre Épices (França) ou o Garam Masala (Índia), o Cravo da Índia é indispensável em todos estes preparos e muito bem vindo em tantos outros, como no abacaxi em calda que minha mãe faz!
O que esta especiaria esconde por trás se seu aroma doce e do sabor quente e forte? Primeiramente queria dizer que ele é um botão de flor que não abriu! Sim, o cravo é uma florzinha que concentrou seus nutrientes murchou e virou essa especiaria tão aromática! Mas que propriedades ele tem? O seu óleo se chama eugenol, é um potente antioxidante, combate os radicais livres e previne o envelhecimento das células. O óleo de cravo é usado pelos japoneses para polir espadas ornamentais, garantindo brilho e evitando as manchas de oxidação no metal! Antisséptico bucal também intenso, o cravo combate microrganismos, dá mais durabilidade aos seus beijinhos de coco e sua presença ajuda a repelir insetos. Do cravo é extraída a substancia anestésica usada pelos dentistas. O cravo também é anti-inflamatório e digestivo!
Para acompanhar um bom bolo de laranja no fim da tarde, experimente um chá de cravo adoçado com açúcar baunilhado! Numa xícara com água fervendo adicione dois cravos da índia e tampe por 5 minutos, então remova os cravos e adoce com uma ou duas colheres de chá de açúcar baunilhado.
Abacaxi em calda? Descasque um abacaxi, corte-os em cubos não tão pequenos, adicione o açúcar e três Cravos da Índia. Cozinhe até que o abacaxi fique transparente, remova os cravos e aguarde esfriar. Este preparo pode ser servido com sorvetes, para cobrir cheesecakes, rechear tortas até compor alguns drinks, por que não?