5 Diferentes Tipos de Farinha para Substituir a de Trigo
A farinha de trigo é um dos ingredientes mais comuns em nossas cozinhas, principalmente para quem ama preparar bolos. No entanto, além dela existem vários outros tipos de farinha que rendem doces e salgados deliciosos.
Quem não pode consumir glúten, por exemplo, pode fazer essas substituições à vontade. O único cuidado é que a farinha escolhida exerça a mesma função que a farinha de trigo tradicional. Até porque, massas de pães, por exemplo, dependem de uma boa estrutura e fermentação. E então, preparados para conhecer quais são essas farinhas?
Farinha de arroz
A farinha de arroz é uma das queridinhas do pessoal: fácil de achar e é uma ótima substituta para a de trigo. Aquelas mais fininhas são as melhores, principalmente para a confeitaria. Desse modo, receitas como bolos ficam bem fofinhas.
Por ser diferente da farinha de trigo, vale a pena deixar a massa também de bolo descansando por um tempo, para que a sobremesa fique ainda melhor.
Farinha de aveia
Outro sucesso entre as farinhas diferentonas é a de aveia. Além de versátil, ela é fácil de ser encontrada e também faz muito bem para a saúde. Preparos que ficam deliciosos utilizando esses ingredientes são biscoitos, panquecas, mingaus e massas de torta.
Farinha de amêndoas
Não importa se você é alérgico a glúten ou não: a farinha de amêndoas está presente em várias receitas da confeitaria. O sabor da oleaginosa é aparente nos doces, mas sempre de maneira equilibrada e agradável.
O melhor de tudo é que você pode fazer ela na sua casa. Basta tirar as cascas das amêndoas, colocá-las no forno para dar uma secada e depois processar. Apesar de ser mais cara que os outros tipos, a farinha de amêndoas é rica em proteínas e fibras 😉
Farinha de quinoa
Assim como a farinha de amêndoas, a de quinoa também tem alto teor em fibras e com muitas vitaminas e minerais. Ela é feita com os grãos moídos, mas a farinha acaba ficando um pouco mais rústica.
Ou seja, se a sua ideia é fazer um doce refinado, deixe ela de lado. Mas, caso a ideia seja algo mais simples, não há problemas! Ah, e o ideal é que ela entre misturada com outros tipos de farinha para balancear o peso da massa.
Farinha de chia
As sementinhas da chia também rendem uma ótima farinha! Elas são super nutricionais e podem inclusive substituir o ovo dependendo de como forem usadas. Aproveite o ingrediente para preparar bolos, tortas e iogurtes e vitaminas bem reforçados.
***
Quem aí já usou uma dessas farinhas?