5 Verduras que duram mais na geladeira e seus benefícios
Depois de compartilhar com vocês uma lista com as frutas que aguentam um maior período de tempo quando bem conservadas, chegou a hora de falar das verduras que duram mais! Elas também são fundamentais para mantermos uma alimentação balanceada, por isso é sempre importante ter uma ou outra dentro da geladeira.
Como nem sempre conseguimos consumir tudo que compramos no mercado rapidamente, o jeito é apostar em alguns alimentos com durabilidade maior, como é o caso dessas verduras que selecionamos. Quando colocadas na geladeira, elas duram em média duas semanas, tempo ideal para conseguir aproveitá-las sem desperdícios 😉
COUVE
TEMPO MÉDIO DE DURAÇÃO: 2 SEMANAS
Por ter a folhagem mais grossa, a couve é uma das verduras que mais duram! Inclusive, ela pode ser picada e congelada para ficar conservada por ainda mais tempo. E não pense que a couve se limita a um simples acompanhamento da feijoada. Quando bem preparada e temperada, ela fica deliciosa com qualquer outro preparo.
Quanto aos seus benefícios, os dois principais são as ações anti-inflamatória e cicatrizante. Ela também é ótima para melhorar a digestão e até mesmo minimizar os sintomas da ressaca. Além de tudo isso, sabe aquele suco verde detox que todo mundo fala? A couve é um dos ingredientes principais! Para fazer em casa, é só apertar aqui e conferir a receita.
REPOLHO
TEMPO MÉDIO DE DURAÇÃO: 2 SEMANAS
Outra verdura que é melhor amiga do tempo é o repolho. Ele também dura dias na geladeira sem murchar, e continua fresquinho se bem armazenado. Para quem procura opções pouco calóricas e ricas em nutrientes e vitaminas, essa é uma das melhores opções.
Rico em vitamina C, ele é ótimo para fortalecer nosso sistema imunológico. Também faz bem para o coração (principalmente a versão do repolho roxo) e ótimo para combater infecções.
TAIOBA
TEMPO MÉDIO DE DURAÇÃO: 2 SEMANAS
A taioba não é uma verdura muito convencional, mas é uma planta brasileira super nutritiva e deliciosa. Importante mencionar que, por ter um número alto de toxinas, ela não pode ser consumida crua! Justamente por isso ela é quase sempre refogada ou cozida, seguindo o mesmo preparo que uma couve manteiga, por exemplo.
Um dos maiores diferenciais da taioba é seu potencial como fonte de vitamina A, super importante para a saúde da nossa visão. Isso, sem contar com o alto teor de fibras, zinco, potássio e sódio.
ORA-PRO-NOBIS
TEMPO MÉDIO DE DURAÇÃO: 2 SEMANAS
Quem assiste Masterchef assiduamente já deve ter escutado falar da ora-pro-nóbis, uma das PANCs (plantas alimentícias não convencionais) mais conhecidas. Usada principalmente em Minas Gerais, a planta é uma fonte proteica super nutritiva, perfeita principalmente para vegetarianos e veganos que buscam proteína em alimentos de origem vegetal.
Além da proteína, a ora-pro-nóbis também é rica em fibras, vitamina C, vitamina A e ferro, funcionando quase como um remédio natural fortalecedor para o nosso sistema imunológico. Quem quiser um snack saudável pode assar as folhas até que elas fiquem bem sequinhas, substituindo o salgadinho de mercado 😉
ALFACE AMERICANA OU CRESPA
TEMPO MÉDIO DE DURAÇÃO: 1 SEMANA
A alface faz parte da salada de quase todo brasileiro, e por isso ela não poderia ficar de fora da nossa lista. A dica para quem deseja guardar a verdura em casa é apostar nas versões crespas, como é o caso da alface americana.
O ingrediente rende saladas deliciosas, como já sabemos, e é cheia de benefícios: contém ácido fólico, antioxidantes, propriedades calmantes e ajuda até mesmo no controle da diabete. Ou seja, aposte na verdura e faça combinações com outras folhas para uma refeição ainda mais nutritiva.
***
Preparados para fazer uma compra de mercado mais consciente? Espero que as dicas ajudem e comentem aqui caso tenham alguma dúvida!